OFICINA COM IDOSOS COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL VISANDO A QUALIDADE DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSardinha, Margarete Tereza-
Autor(es): dc.contributor.authorPetra Sá, Selma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-13T20:02:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-13T20:02:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-29-
identificador: dc.identifier.otherCapespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600945-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como foco a qualidade de vida de idosos, sabendo-se que existe uma estreita relação entre a qualidade de vida (QV) e o envelhecimento. O envelhecimento possui uma representação para a sociedade: além da (QV) ser um assunto veiculado na sociedade, está no senso comum. Assim, o envelhecimento, como a qualidade de vida, também vem sendo tema atual de representações sociais (RS). Objetivo geral: Propor uma tecnologia educacional em forma de oficina a partir das representações sociais dos idosos acerca de qualidade de vida e de dados objetivos da escala SF-36. Objetivos específicos: Descrever as representações sociais dos idosos sobre qualidade de vida no processo de envelhecimento; analisar as representações sociais dos idosos sobre qualidade de vida e os resultados da aplicação da escala SF-36 e elaborar uma Tecnologia educativa em forma de oficina a partir dos indicativos da escala SF-36 e das representações sociais do idoso acerca de sua qualidade de vida. Metodologia: Consiste em um estudo misto, portanto possui uma abordagem quanti-qualitativa, apoiada no referencial das representações sociais. Utilizou-se a técnica de discussão de grupo e a entrevista semi- estruturada junto aos sujeitos participantes do Centro de Atenção ao Idoso e Cuidador (CASIC), situado no município de Niterói. Os dados quantitativos foram tratados pela estatística descritiva e os qualitativos pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Dos resultados emergiram três categorias desvelando as representações sociais dos idosos participantes, a saber: 1ª - Qualidade de vida, aspectos interrelacionais e estilo de vida do próprio idoso; 2ª - Qualidade de vida, aspectos espirituais; 3ª - Qualidade de vida, dimensões sociopolíticas e econômicas. Conclusão: Foi elaborado um material para realização de oficinas com idosos participantes de grupos de educação em saúde que contempla as falas e representações dos idosos no que diz respeito à qualidade de vida com temática emergida das respostas da escala SF-36 de qualidade de vida e das oficinas e representações dos idosos e as atividades propostas emergidas durante as oficinas das representações dos idosos e também levantadas pela aplicação da escala de qualidade de vida. E ainda há percepções importantes a respeito das representações sociais do idoso acerca da qualidade de vida. Desta forma, o idoso constrói sua qualidade de vida com representação central na família.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOficinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdosopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGerontologiapt_BR
Título: dc.titleOFICINA COM IDOSOS COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL VISANDO A QUALIDADE DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM GERONTOLÓGICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnfermagempt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGerontologiapt_BR
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