FAQ - Perguntas Frequentes


  • Acesso

  • Como é feito o acesso ao conteúdo do Portal eduCAPES?

    O acesso aos materiais abertos do portal eduCAPES é livre e gratuito para todos os usuários. Basta acessar o portal e navegar nos materiais disponíveis para qualquer dispositivo com acesso à internet.

  • Quem pode acessar o Portal eduCAPES?

    O portal pode ser acessado por professores, estudantes de ensino fundamental e médio, graduação, pós-graduação e extensão e por qualquer cidadão que tenha interesse nos objetos educacionais.

  • É necessário pagar para usar o Portal?

    O Portal é de acesso gratuito a todos os usuários.

  • Que tecnologia a Capes utiliza para prover acesso ao eduCapes?

    O Portal eduCapes foi criado à partir do DSpace www.dspace.org .O DSpace é um software livre utilizado por diversas instituições ao redor do mundo, criado com o objetivo de prover acesso fácil e livre a todos os tipos de materiais digitais como textos, vídeos, imagens, etc. O acesso é aberto a todos os usuários, permitindo que estes se inscrevam para receber alertas por e-mail ou RSS e acompanhem todas as novidades.

  • Materiais

  • Como posso incluir meu material no Portal eduCAPES?

    Inicialmente o portal eduCAPES esta disponibilizado somente para universidades do programa UAB.

    Basta você possuir um material do qual seja titular dos direitos autorais e cadastrar-se em nosso site. São permitidos arquivos de áudio, imagens, textos e vídeos em qualquer tipo de formato digital. Após o envio, cada material fica no repositório e é avaliado pelos próprios utilizadores sujeito a denuncia caso seja invalido.

  • Existem normas para a cópia, impressão ou armazenamento digital (download) dos objetos educacionais disponíveis no Portal eduCAPES?

    Os materiais disponibilizados no portal devem ser abertos, podendo ser licenciados Creative Commons (CC-BY-NC-AS ou menos restritiva) ou serem de domínio público. Neste caso, as normas para cópia, impressão e armazenamento digital do conteúdo disponibilizado no portal são as socialmente aceitas e legalmente permitidas, segundo a legislação de direitos autorais. A licença Creative Commons é um instrumento jurídico gratuito que permite que o material sob ela protegido seja compartilhado e/ou remixado sem fins comerciais. Para saber mais acesse www.creativecommons.com.br .

  • Como são avaliados os materiais submetidos no portal?

    Os materiais submetidos no portal eduCAPES são de responsabilidade exclusiva do submissor: No qual a moderação é feita pelos próprios usuários do portal caso exista alguma irregularidade no material é possível denúncia-lo.

  • O que fazer se meu material foi submetido e não foi publicado?

    Se seu material foi submetido e não publicado e você é editor ou usuário de publicação que atende a todas as condições acima indicadas e que não foi incluída no Portal eduCAPES, envie uma mensagem para nossos administradores: Fale Conosco. O texto deverá constar do título, email, nome do submissor, universidade (se for o caso) ou endereço eletrônico do material caso haja.

Close