BNCC e Educação Física como componente curricular: conceitos, características e desafios.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCEPAE/UFGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTAVARES, Raquel Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorAGUIAR, Renata Lorena Vilela-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Anegleyce Teodoro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-30T23:13:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-30T23:13:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-01-
identificador: dc.identifier.otherApresentaçãopt_BR
identificador: dc.identifier.otherMódulo 1pt_BR
identificador: dc.identifier.otherMódulo 2pt_BR
identificador: dc.identifier.otherMódulo 3pt_BR
identificador: dc.identifier.otherMódulo 4pt_BR
identificador: dc.identifier.otherMódulo 5pt_BR
identificador: dc.identifier.otherMódulo 6pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/552637-
Resumo: dc.description.abstractA prática docente do professor é uma tarefa que, além de conhecimentos teóricos sobre a ciência que ensina, requer uma série de conhecimentos didáticos, práticos e uma aventura pelo caminho de incertezas. No entanto, essa aventura deve ser orientada pela reflexão e pelo desejo de aperfeiçoar os procedimentos metodológicos. Embora se reconheça a importância dos saberes docentes como fonte de construção profissional, poucos são os incentivos para a formação continuada dos professores. Paulo Freire (2001, p. 80) deu grande ênfase à formação permanente dos educadores enquanto dirigiu a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) nos anos de 1989-1991: “[...] um dos programas prioritários em que estou profundamente empenhado é o de formação permanente dos educadores, por entender que os educadores necessitam de uma prática político-pedagógica séria e competente que responda à nova fisionomia da escola que se busca construir”. Nessa linha, apresentamos a importância do projeto que desenvolvemos junto aos professores de Educação Física das redes públicas e particulares do estado de Goiás. O objetivo do projeto em questão é oferecer a formação continuada para esses profissionais com a expectativa de contribuir e fomentar as discussões numa perspectiva crítica acerca da BNCC e sua implementação nas redes de ensino, no intuito de buscar uma educação pública de qualidade ao proporcionar este espaço de formação. Esse projeto consistiu em um curso de formação como produto educacional desenvolvido durante o mestrado profissional do PPGEEB/UFG e foi realizado no ano de 2018. Um dos motivos da nossa escolha pelo curso de formação continuada é, justamente, por acreditarmos que, a atenção dada aos professores na sua prática docente é de suma relevância para alcançar a qualidade do trabalho desses profissionais e consequentemente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, isso porque, além de contribuir, para ampliação do conhecimento do professor, abre espaço para este compartilhar suas inquietações, anseios e desafios no fazer pedagógico. Outro motivo que nos impulsionou também, foi por não concordarmos com a ‘cópia’ pura dos ‘desígnios’ determinado pela proposta da Base, entendendo ser de extrema importância ampliar-se os debates e a reflexão sobre conteúdo do documento numa perspectiva crítica e desvelar as interfaces do seu contexto e propósitos. Desse modo almejávamos como resultados: • Aproximar e estabelecer relações entre a universidade e a escola no sentido de contribuir com a formação continuada de professores; • Ampliar o acesso aos conhecimentos sobre a construção e implementação da BNCC; • Oportunizar momentos para uma leitura crítica do contexto de elaboração e implementação da BNCC, para a compreensão além de uma proposta pedagógica; • Promover reflexões em relação ao que foi proposto ao componente curricular Educação Física pela BNCC; • Realizar troca de experiências entre professores de Educação Física das diversas redes de ensino e graduandos do curso de licenciatura. Para materializar essa demanda, oferecemos o curso "A BNCC e a Educação Física como componente curricular: conceitos, características e desafios", com uma carga horária de 40 horas, organizado na modalidade à distância e encontros presenciais. O curso foi ofertado para 40 professores de Educação Física interessados em participar – professores das redes Estadual, Municipal, Federal e Particular de ensino, bem como, os graduandos do curso de licenciatura - a divulgação do curso fazia o convite a todo esse público. Ressaltarmos que, para o projeto inicial de construção do curso, utilizamos a pesquisa de campo a qual nos trouxe elementos necessários para os pontos fundamentais a serem abordados na formação. Através das entrevistas realizadas com professores de Educação Física da rede estadual de ensino, podemos levantar as necessidades que estes apresentavam dentro da sua realidade do cotidiano escolar, frente a implementação da BNCC. Assim, com essa amostra e os dados coletados, podemos elaborar o curso de formação na tentativa de aproximar ao máximo a realidade dos professores no saber docente. Nesse contato, detectamos a inviabilidade de encontros presenciais para a formação continuada, tendo como um dos motivos a falta de horários disponíveis capazes de atender a disponibilidade dos professores, e diante disso, optamos pelo curso semipresencial, dívidas em: modalidade EaD (formação a distância) por meio da plataforma moodle, com uma carga horária de 28h e; 12h presenciais, somando um total de 40h. A escolha do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi por este permitir reunir pessoas em lugares e tempos diversos por meio de tecnologias de informação e comunicação. A propostas metodológica do curso foi estruturada em consonância com o método de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2011) que consiste em cinco momentos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Inspirados na proposta do autor organizamos o curso de formação com uma breve apresentação dos objetivos e método do curso, ressaltando a importância da formação continuada. O primeiro momento – prática social inicial – consistiu no levantamento do conhecimento sobre a BNCC. Nesse momento, por meio de uma explanação das tensões e polêmicas em torno da elaboração/aprovação/implementação do documento, tentamos ampliar as problematizações para o próximo momento. No segundo momento – problematização – foram apresentados alguns questionamentos com o objetivo de despertar os professores para a reflexão sobre os propósitos da construção da Base, o contexto em que se deu essa elaboração e as mudanças no cenário político durante esse processo. Esse momento tencionava problematizar os pontos apresentados na proposta, ouvir as concepções dos professores sobre as questões, fazer um levantamento prévio das dificuldades enfrentadas na prática pedagógica e perceber suas expectativas e demandas. Além disso, teve como finalidade instigá-los para o estudo das possíveis questões levantadas ao longo da discussão. No terceiro momento – instrumentalização – foram propostos leituras e estudo de referências que viriam a contribuir com o entendimento das questões levantadas no momento anterior e no fórum de discussão. Apresentamos os postulados teóricos de estudiosos que discutem as questões e, além disso, trouxemos alguns vídeos com as discussões travadas, desde a construção até a aprovação do documento. Posteriormente, abordamos especificamente a Educação Física na BNCC, levantando as influências que ela teve na construção do seu conteúdo; para isso, identificamos os especialistas que estiveram presentes no processo de elaboração, bem como apresentamos algumas de suas produções. Finalizamos com o estudo específico dos eixos temáticos tratados pelo documento e concluímos essa etapa com um seminário. Nos dois últimos momentos (quarto e quinto) – catarse e prática social final – propomos aos professores que compartilhassem suas impressões e questionamentos, tentando estabelecer relações entre o que foi estudado no decorrer do curso. A partir da reflexão das questões abordadas anteriormente, deveriam elaborar estratégias didático-metodológicas de acordo com a realidade em que atuam para desenvolver com seus alunos. Essas práticas seriam compartilhadas através de relatos de experiências, vídeos, fotos, planos de aula, entre outros. Os encontros pelo AVA caracterizavam pela apresentação de documentos da BNCC, textos de fundamentação teórica, fórum de discussão, espaço para tirar as dúvidas e momentos de compartilhar experiências. Os encontros presenciais aconteciam no prédio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG), em dias e horários previamente marcados. Para a organização do AVA, utilizamos a plataforma Moodle/UFG, espaço que nos possibilitou disponibilizar os materiais para estudo, desenvolver as atividades, interagir com os participantes por meio dos fóruns, postar vídeos e avaliar as participações. Cabe reforçar que o Moodle é considerado um espaço formal de educação. No que diz respeito às ações no AVA, os conteúdos foram organizados em seis módulos, cada qual com propostas de leituras e atividades diferentes. Podemos afirmar que a modalidade EAD se configurou como a mais adequada para a realidade desses professores. Ela favoreceu a proposta pensada para a formação, uma vez que permitiu interações presenciais, que instrumentalizaram e encorajaram o uso da plataforma moodle e ampliaram o tempo para os professores desenvolverem os estudos, sem dependerem apenas dos encontros presenciais. A socialização foi facilitada pelos fóruns de discussão e pelo compartilhar de conhecimentos e práticas, que potencializaram os objetivos do curso de formação. O curso encontra-se disponível em https://pesquisaextensao.ead.ufg.br/.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20hpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBNCC.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCursopt_BR
Título: dc.titleBNCC e Educação Física como componente curricular: conceitos, características e desafios.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - Mestrado Profissional PPGEEBpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdf210.22 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/1/Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdfDownload
Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdf285.22 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/2/Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdfDownload
Ensino Básico_ o mercado se prepara e nós_ _ AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – Blog do Freitas.pdf219.86 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/3/Ensino Básico_ o mercado se prepara e nós_ _ AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – Blog do Freitas.pdfDownload
MÓD. 1 - Atividade 1 - APRESENTAÇÃO.pdf150.46 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/4/MÓD. 1 - Atividade 1 - APRESENTAÇÃO.pdfDownload
MÓD. 1 - Atividade 2 - Prática Social Inicial.pdf150.1 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/5/MÓD. 1 - Atividade 2 - Prática Social Inicial.pdfDownload
TERCEIRA VERSÃO DA BNCC_RETROCESSO POLÍTICO E PEDAGÓGICO_Neira.pdf334.49 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/6/TERCEIRA VERSÃO DA BNCC_RETROCESSO POLÍTICO E PEDAGÓGICO_Neira.pdfDownload
BNCC_ultima_versao.pdf2.58 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/7/BNCC_ultima_versao.pdfDownload
bncc-2versao.revista.pdf3.92 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/8/bncc-2versao.revista.pdfDownload
BNCC-APRESENTACAO 1 versão.pdf2.43 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/9/BNCC-APRESENTACAO 1 versão.pdfDownload
Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdf257.69 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/10/Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdfDownload
MÓD. 2 - Atividade 1 - Problematizações.pdf149.26 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/11/MÓD. 2 - Atividade 1 - Problematizações.pdfDownload
PNE, a BNCC e as ameaças à democracia na educação _ 40 anos.pdf874.87 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/12/PNE, a BNCC e as ameaças à democracia na educação _ 40 anos.pdfDownload
Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdf247.02 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/13/Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdfDownload
Documento produzido pela Associação Brasileira de Currículo_VF_OK.pdf102.71 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/14/Documento produzido pela Associação Brasileira de Currículo_VF_OK.pdfDownload
E-Curriculun Macedo.pdf484.02 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/15/E-Curriculun Macedo.pdfDownload
Microsoft Word - Nota da ANPEd sobre a entrega da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular_revisado.docx.pdf67.51 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/16/Microsoft Word - Nota da ANPEd sobre a entrega da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular_revisado.docx.pdfDownload
MÓD. 3 - Atividade 1 - O que dizem os pareceres_.pdf145.65 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/17/MÓD. 3 - Atividade 1 - O que dizem os pareceres_.pdfDownload
nota_da_anped_sobre_a_entrega_da_terceira_versao_da_base_nacional_comum_curricular_abril_2017.pdf68.87 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/18/nota_da_anped_sobre_a_entrega_da_terceira_versao_da_base_nacional_comum_curricular_abril_2017.pdfDownload
POSICIONAMENTO CBCE BNCC sem realce.pdf146.97 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/19/POSICIONAMENTO CBCE BNCC sem realce.pdfDownload
Anegleyce_Teodoro_Rodrigues.pdf211.58 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/20/Anegleyce_Teodoro_Rodrigues.pdfDownload
Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdf247.24 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/21/Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdfDownload
Diferentes Concepções sobre o papel da educação física na escola.pdf1.13 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/22/Diferentes Concepções sobre o papel da educação física na escola.pdfDownload
Jose_Angelo_Gariglio.pdf212.72 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/23/Jose_Angelo_Gariglio.pdfDownload
Livia_Tenorio_Brasileiro.pdf598.42 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/24/Livia_Tenorio_Brasileiro.pdfDownload
Marta_Genu_Soares.pdf319.54 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/25/Marta_Genu_Soares.pdfDownload
MÓD. 4 - Atividade 1 - Analisando a Educação Física na BNCC.pdf167.83 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/26/MÓD. 4 - Atividade 1 - Analisando a Educação Física na BNCC.pdfDownload
Ricardo_Rezer.pdf358.27 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/27/Ricardo_Rezer.pdfDownload
Módulo 1.rar1.05 MBUnknown/bitstream/capes/552637/28/Módulo 1.rarDownload
AS APRENDIZAGENS DA GINÁSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL_A ORGANIZAÇÃO DOS DADOS DA REALIDADE.pdf361.87 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/29/AS APRENDIZAGENS DA GINÁSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL_A ORGANIZAÇÃO DOS DADOS DA REALIDADE.pdfDownload
Caderno 6.4 - Ed Física.pdf16.17 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/30/Caderno 6.4 - Ed Física.pdfDownload
Caderno 7.4 - Ed Física.pdf1.66 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/31/Caderno 7.4 - Ed Física.pdfDownload
CADERNO_5.pdf14.32 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/32/CADERNO_5.pdfDownload
Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdf302.07 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/33/Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdfDownload
Pedagogia do esporte e das lutas_ em busca de aproximações.pdf112.87 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/34/Pedagogia do esporte e das lutas_ em busca de aproximações.pdfDownload
Pedagogia_Hist_rico_Cr_tica_e_Educa_o_F_sica.pdf5.9 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/35/Pedagogia_Hist_rico_Cr_tica_e_Educa_o_F_sica.pdfDownload
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.pdf1.53 MBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/36/PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA.pdfDownload
Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdf279.24 kBAdobe PDF/bitstream/capes/552637/37/Curso_ BNCC e a Educação Física como componente curricular_ conceitos, características e desafios.pdfDownload
LINKS PARA O ACESSO AOS VÍDEOS DO Seminário de Relatos de Experiência em Educação Física Escolar.docx16.96 kBMicrosoft Word XML/bitstream/capes/552637/38/LINKS PARA O ACESSO AOS VÍDEOS DO Seminário de Relatos de Experiência em Educação Física Escolar.docxDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons