SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul-
Autor(es): dc.contributor.authorde Lima, Inêz Rozana-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves de Mello, Dante Alighieri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-12-05T14:30:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-12-05T14:30:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
identificador: dc.identifier.otherPE Sequencia Didatica Educacao Financeira.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918024-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS CAMPO GRANDE DO IFMS: DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS À VISÃO DE FUTURO”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS, Campus Campo Grande. Este material oferece uma sequência didática dinâmica para ensinar educação financeira aos estudantes do ensino médio integrado. Composta por três planos de aula, slides editáveis e sugestão de vídeos, a sequência propõe atividades práticas e teorias que abordam questões financeiras do dia a dia, como consumo, orçamento pessoal, endividamento e investimentos. A proposta é flexível, podendo ser adaptada para diferentes contextos e formatos, e busca estimular uma mudança de comportamento em relação à gestão financeira. O objetivo é proporcionar ao professor ferramentas para uma prática educativa eficaz, baseada na problematização e na reflexão crítica. As atividades permitem que os alunos apliquem os conceitos financeiros em situações reais, promovendo autonomia financeira e o desenvolvimento de uma visão crítica e ética sobre o dinheiro. O material é uma oportunidade de transformar a compreensão dos alunos sobre finanças, ajudando-os a enfrentar os desafios financeiros de forma mais consciente e equilibrada. Diante do cenário atual de endividamento crescente no Brasil, a educação financeira se torna essencial para preparar os jovens para tomar decisões informadas, promovendo um futuro mais seguro e sustentável financeiramente. Este produto é uma ferramenta valiosa para professores que desejam implementar uma abordagem prática e transformadora em suas aulas.-
Tamanho: dc.format.extent1,4 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjecteducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectinvestimentos-
Palavras-chave: dc.subjectconsumo-
Palavras-chave: dc.subjectendividamento-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFMS-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientada-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons