Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Lima, Inêz Rozana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves de Mello, Dante Alighieri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-12-05T14:30:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-12-05T14:30:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE Sequencia Didatica Educacao Financeira.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da pesquisa de Mestrado intitulada “EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS CAMPO GRANDE DO IFMS: DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS À VISÃO DE FUTURO”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS, Campus Campo Grande. Este material oferece uma sequência didática dinâmica para ensinar educação financeira aos estudantes do ensino médio integrado. Composta por três planos de aula, slides editáveis e sugestão de vídeos, a sequência propõe atividades práticas e teorias que abordam questões financeiras do dia a dia, como consumo, orçamento pessoal, endividamento e investimentos. A proposta é flexível, podendo ser adaptada para diferentes contextos e formatos, e busca estimular uma mudança de comportamento em relação à gestão financeira. O objetivo é proporcionar ao professor ferramentas para uma prática educativa eficaz, baseada na problematização e na reflexão crítica. As atividades permitem que os alunos apliquem os conceitos financeiros em situações reais, promovendo autonomia financeira e o desenvolvimento de uma visão crítica e ética sobre o dinheiro. O material é uma oportunidade de transformar a compreensão dos alunos sobre finanças, ajudando-os a enfrentar os desafios financeiros de forma mais consciente e equilibrada. Diante do cenário atual de endividamento crescente no Brasil, a educação financeira se torna essencial para preparar os jovens para tomar decisões informadas, promovendo um futuro mais seguro e sustentável financeiramente. Este produto é uma ferramenta valiosa para professores que desejam implementar uma abordagem prática e transformadora em suas aulas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,4 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | investimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | endividamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | - |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFMS | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE Sequencia Didatica Educacao Financeira.pdf | Produto Educacional | 29,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/918024/10/PE Sequencia Didatica Educacao Financeira.pdfDownload |
Produto educacional - Primeira aula.pptx | Slides editáveis 1 | 2,01 MB | Microsoft Powerpoint XML | /bitstream/capes/918024/3/Produto educacional - Primeira aula.pptxDownload |
Produto educacional - Segunda aula.pptx | Slides editáveis 2 | 1,02 MB | Microsoft Powerpoint XML | /bitstream/capes/918024/4/Produto educacional - Segunda aula.pptxDownload |
Produto educacional - Terceira aula.pptx | Slides editáveis 3 | 1,16 MB | Microsoft Powerpoint XML | /bitstream/capes/918024/5/Produto educacional - Terceira aula.pptxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons