COM QUANTOS “PONTOS”? APLICAÇÃO DO MÉTODO MAIS EDUCAÇÃO PARA INVENTARIAR O BORDADO DE PASSIRA-PE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALBUQUERQUE, EDUARDA RODRIGUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-17T19:13:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-17T19:13:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Eduardapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869671-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Patrimonial é uma ferramenta útil para fortalecer os laços comunitários, promover o respeito à história e à memória de um povo, e formar cidadãos críticos e engajados na preservação da identidade cultural. Dessa forma, levantar discussões acerca do patrimônio cultural local torna-se essencial para a formação dos estudantes. Com isso, o bordado manual em Passira-PE, que surgiu juntamente com a cidade, é considerado um bem cultural imaterial e faz parte de todo o cenário histórico e econômico do município. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou tecer discussões sobre o legado cultural do bordado manual, utilizando ferramentas que proporcionam a compreensão e a aplicabilidade do método do Inventário Participativo do Programa Mais Educação, junto aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola do município de Passira-PE. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre a história da cidade, assim como uma compreensão sobre a cultura do bordado manual no município. A partir disso, foi ofertado um componente curricular eletivo com o título “Nossas Raízes: Processo de inventariação do bordado manual de Passira-PE”, em que foi estruturado do seguinte modo: compreensão da história da cidade; detalhamento sobre os patrimônios materiais e imateriais da cidade; produção e preenchimento do inventário disponibilizado pelo IPHAN, para inventariação de bens culturais; atividade prática de bordado manual; e divulgação dos conhecimentos aprendidos no componente. Desse modo, foi possível identificar o bordado manual produzido em Passira-PE como um bem imaterial que pode ser inventariado. À vista disso, a pesquisa e a criação de um inventário aproximaram ainda mais os estudantes às próprias raízes e ao bordado manual produzido no referido município. Ao final, concluiu-se que a eletiva proporcionou a criação de um ambiente de construção coletiva de conhecimentos, em que foi possível discutir a história da cidade, reacender conceitos e fatos históricos, esclarecendo e sanando lacunas nos conhecimentos dos estudantes sobre a própria história. O componente contribuiu também para a conscientização dos estudantes sobre a importância da preservação do patrimônio cultural local, incentivando uma postura crítica e responsável em relação à conservação e proteção desse patrimônio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.039.409pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBordadospt_BR
Título: dc.titleCOM QUANTOS “PONTOS”? APLICAÇÃO DO MÉTODO MAIS EDUCAÇÃO PARA INVENTARIAR O BORDADO DE PASSIRA-PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons