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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, EDUARDA RODRIGUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-17T19:13:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-17T19:13:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Eduarda | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869671 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Patrimonial é uma ferramenta útil para fortalecer os laços comunitários, promover o respeito à história e à memória de um povo, e formar cidadãos críticos e engajados na preservação da identidade cultural. Dessa forma, levantar discussões acerca do patrimônio cultural local torna-se essencial para a formação dos estudantes. Com isso, o bordado manual em Passira-PE, que surgiu juntamente com a cidade, é considerado um bem cultural imaterial e faz parte de todo o cenário histórico e econômico do município. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou tecer discussões sobre o legado cultural do bordado manual, utilizando ferramentas que proporcionam a compreensão e a aplicabilidade do método do Inventário Participativo do Programa Mais Educação, junto aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola do município de Passira-PE. Inicialmente, foi realizado um estudo sobre a história da cidade, assim como uma compreensão sobre a cultura do bordado manual no município. A partir disso, foi ofertado um componente curricular eletivo com o título “Nossas Raízes: Processo de inventariação do bordado manual de Passira-PE”, em que foi estruturado do seguinte modo: compreensão da história da cidade; detalhamento sobre os patrimônios materiais e imateriais da cidade; produção e preenchimento do inventário disponibilizado pelo IPHAN, para inventariação de bens culturais; atividade prática de bordado manual; e divulgação dos conhecimentos aprendidos no componente. Desse modo, foi possível identificar o bordado manual produzido em Passira-PE como um bem imaterial que pode ser inventariado. À vista disso, a pesquisa e a criação de um inventário aproximaram ainda mais os estudantes às próprias raízes e ao bordado manual produzido no referido município. Ao final, concluiu-se que a eletiva proporcionou a criação de um ambiente de construção coletiva de conhecimentos, em que foi possível discutir a história da cidade, reacender conceitos e fatos históricos, esclarecendo e sanando lacunas nos conhecimentos dos estudantes sobre a própria história. O componente contribuiu também para a conscientização dos estudantes sobre a importância da preservação do patrimônio cultural local, incentivando uma postura crítica e responsável em relação à conservação e proteção desse patrimônio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.039.409 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bordados | pt_BR |
Título: dc.title | COM QUANTOS “PONTOS”? APLICAÇÃO DO MÉTODO MAIS EDUCAÇÃO PARA INVENTARIAR O BORDADO DE PASSIRA-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Eduarda, Profhistoria.VF.pdf | Dissertação | 1.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869671/2/Dissertação Eduarda, Profhistoria.VF.pdfDownload |
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