AÇÚCAR: UM DOCE VENENO! UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndreia de Vargas, Rita-
Autor(es): dc.contributor.authorLaurindo Costa Junior, Ismael-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria Bergamin Bocardi, Juliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-09-19T17:25:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-09-19T17:25:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
identificador: dc.identifier.otherelaboracaosequenciadidaticaarea_produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738238-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desse estudo consistiu em elaborar uma Sequência Didática para trabalhar com alunos do Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, usando o tema Açúcares. A Sequência Didática foi composta por 4 Unidades, nas quais foram norteadas com base em três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. No âmbito dessa abordagem, buscou-se apresentar a relação da referida temática com os conceitos químicos de carboidratos, ligações glicosídicas, grupos funcionais, carbono quiral, unidades de medidas como cal, Kcal e Joule. Foram explorados diferentes recursos didáticos na elaboração desse material tais como, recortes de artigos, slides, vídeos e aplicativo. O material dispõe de atividades de leitura e escrita, questionário, lista de exercícios, elaboração de mapa mental, apresentação e cruzadinha. Em todas as partes desta Sequência Didática, há o incentivo, a participação e reflexão sobre o consumo excessivo de açúcar e a busca por alternativas saudáveis e sustentáveis. Para verificar o grau de satisfação do Produto Educacional elaborado, esse foi submetido ao Processo de Avaliação por Pares, na qual professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias responderam à pesquisa previamente elaborada, fundamentada em três eixos norteadores: eixo conceitual, eixo pedagógico e eixo comunicacional. Os resultados da avaliação por pares mostraram a aceitação do Produto Educacional desenvolvido no que diz respeito a elaboração, contextualização e recursos metodológicos utilizados no decorrer da Sequência Didática, na qual a validam como uma proposta de material que poderá subsidiar o trabalho de outros docentes que procuram materiais para orientar suas mediações, apoiado com abordagem dada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8143kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectaçúcarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectciências da naturezapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagempt_BR
Título: dc.titleAÇÚCAR: UM DOCE VENENO! UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons