Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andreia de Vargas, Rita | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Laurindo Costa Junior, Ismael | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maria Bergamin Bocardi, Juliane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-09-19T17:25:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-09-19T17:25:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | elaboracaosequenciadidaticaarea_produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/738238 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desse estudo consistiu em elaborar uma Sequência Didática para trabalhar com alunos do Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, usando o tema Açúcares. A Sequência Didática foi composta por 4 Unidades, nas quais foram norteadas com base em três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. No âmbito dessa abordagem, buscou-se apresentar a relação da referida temática com os conceitos químicos de carboidratos, ligações glicosídicas, grupos funcionais, carbono quiral, unidades de medidas como cal, Kcal e Joule. Foram explorados diferentes recursos didáticos na elaboração desse material tais como, recortes de artigos, slides, vídeos e aplicativo. O material dispõe de atividades de leitura e escrita, questionário, lista de exercícios, elaboração de mapa mental, apresentação e cruzadinha. Em todas as partes desta Sequência Didática, há o incentivo, a participação e reflexão sobre o consumo excessivo de açúcar e a busca por alternativas saudáveis e sustentáveis. Para verificar o grau de satisfação do Produto Educacional elaborado, esse foi submetido ao Processo de Avaliação por Pares, na qual professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias responderam à pesquisa previamente elaborada, fundamentada em três eixos norteadores: eixo conceitual, eixo pedagógico e eixo comunicacional. Os resultados da avaliação por pares mostraram a aceitação do Produto Educacional desenvolvido no que diz respeito a elaboração, contextualização e recursos metodológicos utilizados no decorrer da Sequência Didática, na qual a validam como uma proposta de material que poderá subsidiar o trabalho de outros docentes que procuram materiais para orientar suas mediações, apoiado com abordagem dada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8143kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | açúcar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciências da natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | AÇÚCAR: UM DOCE VENENO! UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons