Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, FLÚVIA GRACIELLE SOARES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-13T13:12:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-13T13:12:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702052 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O projeto do esclarecimento (Aufklärung) defendido no período iluminista, incorpora uma tentativa de desmascarar o “encantamento, mágica, alegoria, fantasia” que velava a humanidade até então. O propósito era que a razão pudesse ser esclarecedora a tal ponto, que pudesse proporcionar à humanidade o alcance da sua autonomia e ousadia no pensar, construindo assim, uma sociedade mais igualitária e justa. O anseio iluminista por uma sociedade esclarecida, pela composição de homens autônomos ativaram as convicções de que a formação cultural seria o real passaporte para o esclarecimento humano, rompendo com as tutelas políticas e religiosas que impediam a libertação do pensar e agir humanos. No entanto, como nos apresentam Adorno e Horkheimer (1985), os ideais iluministas acabaram por não se cumprir, uma vez que o processo de esclarecimento acabou por se configurar em semiformação, que provocou a perda da identidade e uma espécie de coisificação do indivíduo. As sociedades consideradas mais esclarecidas, aquelas que tentaram dominar a natureza como um marco do processo civilizatório, acabaram por sucumbir a humanidade em um processo de barbárie, não escaparam das atrocidades e inconsequências que a própria humanidade foi capaz de consolidar. Nessa perspectiva, esta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia, na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, no período de 2019 a 2021 pretendeu refletir aspectos em torno do conceito de Emancipação, buscando identificar tal possibilidade dentro da contemporaneidade. Intentamos a partir de uma pesquisa aplicada, contribuir para a construção do processo de emancipação dos estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no Norte de Minas Gerais. Nos propusemos a partir da Filosofia adorniana pensar pontos de crítica ao atual sistema de manipulação dos sujeitos, vislumbrando a partir disso possibilidades em que a Emancipação se tornasse possível na educação, em especial, a partir da prática do ensino de Filosofia. Defendemos, nesta pesquisa, a construção da emancipação a partir dos encontros firmados no chão da escola, buscando entender como esses encontros são fontes de formação cultural pretendemos buscar ressignificar o ensino de Filosofia, não como algo meramente ideológico, mas sim, como orbitação em torno do conhecimento. Ao buscar a intrínseca relação entre a educação e a emancipação, pretendemos apontar o entrelaçamento entre esses conceitos a partir da prática filosófica perpassando as estações que incidem sobre o sujeito os raios e os despertam para o pensamento crítico, ativo, participante e consciente de si e de sua realidade, oportunizando assim, a construção e formação sujeitos de fato, esclarecidos, autônomos e emancipados. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | THEODOR ADORNO E A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNIMONTES-FluviaRamos-Turma-2019-2021.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702052/1/UNIMONTES-FluviaRamos-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: