Análise de tarefas em livros didáticos: um olhar para os contextos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorTrevisan, André Luis-
Autor(es): dc.contributorAraman, Eliane Maria de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorReinaldo, Sheila Caroline Molina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:42:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:42:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/658879-
Descrição: dc.descriptionResearch in Mathematics Education has evidenced the context in mathematical tasks as a potentiator in the processes of teaching and learning Mathematics. This paper aims to identify in two textbooks of Basic Mathematics of the 6th grade, approved in PNLD 2017, tasks that present contexts that allow to perform an interdisciplinary work related to the content of natural numbers and decimal numbering system, since Textbooks are still the main didactic resource of math classes. In our discussion, we are based on the research carried out by Ferreira (2013) and the description of interdisciplinary work in government documents. It is a qualitative work of an interpretive nature, which seeks to highlight the importance of a critical reading of the didactic resources used in the classroom, especially the mathematical tasks of textbooks.-
Descrição: dc.descriptionPesquisas em Educação Matemática tem evidenciado o contexto em tarefas matemáticas como um potencializador nos processos de ensino e de aprendizagem Matemática. O presente trabalho tem como objetivo identificar em dois livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental do 6º ano, aprovados no PNLD 2017, tarefas que apresentem contextos que possibilitam realizar um trabalho interdisciplinar relacionado ao conteúdo de números naturais e sistema de numeração decimal, uma vez que os livros didáticos ainda são o principal recurso didático das aulas de matemática. Em nossa discussão, fundamentamo-nos na pesquisa realizada por Ferreira (2013) e na descrição do trabalho interdisciplinar em documentos governamentais. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa de cunho interpretativo, que busca evidenciar a importância de uma leitura crítica dos recursos didáticos utilizados em sala de aula, em especial as tarefas matemáticas dos livros didáticos, no qual notamos pouca diversidade nos contextos das mesmas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação Matemática e Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics (Fundamental education)-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Título: dc.titleAnálise de tarefas em livros didáticos: um olhar para os contextos-
Título: dc.titleAnalysis of tasks in textbooks: a look at the contexts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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