A Prática Diária de Instrumentos Musicais como Catalisadora do Desenvolvimento Cognitivo: Uma Análise Integrativa das Teorias de Piazzi, Feuerstein e Swanwick

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Movhipt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Bruno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-23T12:38:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-23T12:38:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-23-
identificador: dc.identifier.otherartigo_cientifico_ABNT-2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984022-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo científico analisa a importância do estudo diário de um instrumento musical para o desenvolvimento cognitivo, integrando as perspectivas teóricas de Pierluigi Piazzi, Reuven Feuerstein e Keith Swanwick. A partir da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein, dos conceitos de estímulo à inteligência propostos por Piazzi e das contribuições de Swanwick para a educação musical, estabelece-se um diálogo interdisciplinar que fundamenta a prática musical sistemática como elemento potencializador das funções cognitivas. A metodologia baseia-se na análise bibliográfica e na correlação teórica entre os autores, evidenciando como a prática musical regular pode promover modificações estruturais no cérebro, estimular a inteligência e desenvolver habilidades cognitivas transferíveis para outros domínios do conhecimento. Os resultados apontam para a convergência das três perspectivas teóricas, reforçando a importância da disciplina, da mediação e da experiência estética no processo de desenvolvimento cognitivo através da música.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent163kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Musical; Desenvolvimento Cognitivo; Modificabilidade Cognitiva; Estudo Diário; Neurociência da Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleA Prática Diária de Instrumentos Musicais como Catalisadora do Desenvolvimento Cognitivo: Uma Análise Integrativa das Teorias de Piazzi, Feuerstein e Swanwickpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons