Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Movhi | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Bruno de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-23T12:38:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-23T12:38:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | artigo_cientifico_ABNT-2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/984022 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo científico analisa a importância do estudo diário de um instrumento musical para o desenvolvimento cognitivo, integrando as perspectivas teóricas de Pierluigi Piazzi, Reuven Feuerstein e Keith Swanwick. A partir da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein, dos conceitos de estímulo à inteligência propostos por Piazzi e das contribuições de Swanwick para a educação musical, estabelece-se um diálogo interdisciplinar que fundamenta a prática musical sistemática como elemento potencializador das funções cognitivas. A metodologia baseia-se na análise bibliográfica e na correlação teórica entre os autores, evidenciando como a prática musical regular pode promover modificações estruturais no cérebro, estimular a inteligência e desenvolver habilidades cognitivas transferíveis para outros domínios do conhecimento. Os resultados apontam para a convergência das três perspectivas teóricas, reforçando a importância da disciplina, da mediação e da experiência estética no processo de desenvolvimento cognitivo através da música. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 163kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Musical; Desenvolvimento Cognitivo; Modificabilidade Cognitiva; Estudo Diário; Neurociência da Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | A Prática Diária de Instrumentos Musicais como Catalisadora do Desenvolvimento Cognitivo: Uma Análise Integrativa das Teorias de Piazzi, Feuerstein e Swanwick | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
artigo_cientifico_ABNT-2.pdf | 159,48 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/984022/2/artigo_cientifico_ABNT-2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons