
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Inovar | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Rahyan de Carvalho | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Dulce Pereira dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-28T19:53:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-28T19:53:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Saber-fazer docente no contexto da Geografia escolar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972876 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | É com grande prazer que apresentamos O Saber-Fazer Docente no Contexto da Geografia Escolar, uma obra que reúne diversos olhares, experiências e reflexões sobre o ensino de Geografia no Brasil, com o objetivo de enriquecer e aprimorar a prática pedagógica nas escolas. Este livro é um convite para pensar, repensar e transformar as formas de ensinar e aprender Geografia, destacando não só os desafios, mas também as possibilidades que se abrem no cotidiano escolar. Os capítulos aqui reunidos são frutos de uma colaboração entre educadores, pesquisadores e acadêmicos, todos com a missão comum de contribuir para o fortalecimento da formação docente e a melhoria da educação geográfica. A proposta é olhar para o ensino de Geografia de maneira crítica e criativa, destacando práticas inovadoras e reflexões que conectam a teoria com a prática, o saber acadêmico com as realidades da sala de aula. Desde o uso de recursos como a música e jogos pedagógicos até a análise crítica da Geografia escolar no contexto histórico e político, a obra se apresenta como uma rica fonte de inspiração para professores e estudantes da área. Cada capítulo é um convite para explorar novas metodologias, discutir a formação de professores e refletir sobre as mudanças que o ensino de Geografia tem vivenciado nas últimas décadas. Este livro não se propõe a ser apenas um compêndio de técnicas e abordagens, mas uma verdadeira troca de saberes, onde a experiência docente e a pesquisa acadêmica se encontram para fortalecer o ensino e promover uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora. Esperamos que as ideias e práticas compartilhadas neste livro inspirem novos horizontes para o ensino de Geografia, incentivando professores a adotarem abordagens inovadoras e a envolverem seus alunos de maneira mais significativa e criativa. Que esta obra seja um ponto de partida para novas discussões, novas práticas e, acima de tudo, novas possibilidades no fazer docente da Geografia escolar. ISBN 978-65-5388-305-5 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-305-5 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
| Título: dc.title | O Saber-fazer docente no contexto da Geografia escolar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| O Saber-fazer docente no contexto da Geografia escolar.pdf | A proposta é olhar para o ensino de Geografia de maneira crítica e criativa, destacando práticas inovadoras e reflexões que conectam a teoria com a prática, o saber acadêmico com as realidades da sala de aula. | 9.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972876/1/O Saber-fazer docente no contexto da Geografia escolar.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: