
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, ALEXSANDRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-24T13:57:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-24T13:57:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SOUSA-UFRR. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972791 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, resultado do trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória), oferecido pela Universidade Federal de Roraima, na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, tem como tema "A Formação de Professores no Amazonas e o Ensino de História: Análise da Implementação da Lei no 10.639/03 em Manaus (2023)". Propôs-se identificar e analisar a formação continuada para docentes da SEDUC/AM no município de Manaus, no Amazonas, bem como a implementação da Lei no 10.639/03, em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de História, nos anos finais do ensino fundamental. Para tal fim, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa documental, cujos dados foram investigados nas relações de formação continuada ofertadas aos docentes da rede estadual de educação do estado do Amazonas. Aos dados obtidos, aplicamos a análise qualitativa de conteúdo. Com esse propósito, mapeamos e categorizamos os dados. Os dados foram tratados com uma abordagem qualitativa, segundo os procedimentos de análise de conteúdo de Bardin. Para ilustrar o sentimento propagado através da arte, utilizamos, no corpo do texto, letras de música. No âmbito da pesquisa, foi possível desenvolver um produto em forma de um curso para Formação Continuada para docentes, bem como material didático que contribuirá para a aplicação da Lei no 10.639/03 no ensino de História na rotina escolar. O curso se propõe a abordar narrativas afro-diaspóricas, reconhecendo a história dos negros e negras na condição de sujeitos, reconsiderando e ressignificando a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros. Para atingir os objetivos da investigação, dialogamos com a perspectiva teórica e política dos estudos pautados na reconstrução identitária do estudante negro. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 119 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. Relações Étnico-Raciais. Lei no 10.639/03. | pt_BR |
| Título: dc.title | A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO AMAZONAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM MANAUS/2023 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DEFESA DE DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SOUSA-UFRR.pdf | 3.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972791/2/ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SOUSA-UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons