A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO AMAZONAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM MANAUS/2023

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, ALEXSANDRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-24T13:57:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-24T13:57:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
identificador: dc.identifier.otherALEXSANDRA DE OLIVEIRA SOUSA-UFRR.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972791-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, resultado do trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória), oferecido pela Universidade Federal de Roraima, na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, tem como tema "A Formação de Professores no Amazonas e o Ensino de História: Análise da Implementação da Lei no 10.639/03 em Manaus (2023)". Propôs-se identificar e analisar a formação continuada para docentes da SEDUC/AM no município de Manaus, no Amazonas, bem como a implementação da Lei no 10.639/03, em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de História, nos anos finais do ensino fundamental. Para tal fim, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa documental, cujos dados foram investigados nas relações de formação continuada ofertadas aos docentes da rede estadual de educação do estado do Amazonas. Aos dados obtidos, aplicamos a análise qualitativa de conteúdo. Com esse propósito, mapeamos e categorizamos os dados. Os dados foram tratados com uma abordagem qualitativa, segundo os procedimentos de análise de conteúdo de Bardin. Para ilustrar o sentimento propagado através da arte, utilizamos, no corpo do texto, letras de música. No âmbito da pesquisa, foi possível desenvolver um produto em forma de um curso para Formação Continuada para docentes, bem como material didático que contribuirá para a aplicação da Lei no 10.639/03 no ensino de História na rotina escolar. O curso se propõe a abordar narrativas afro-diaspóricas, reconhecendo a história dos negros e negras na condição de sujeitos, reconsiderando e ressignificando a história e a cultura da África e dos afro-brasileiros. Para atingir os objetivos da investigação, dialogamos com a perspectiva teórica e política dos estudos pautados na reconstrução identitária do estudante negro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent119pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores. Relações Étnico-Raciais. Lei no 10.639/03.pt_BR
Título: dc.titleA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO AMAZONAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM MANAUS/2023pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDEFESA DE DISSERTAÇÃOpt_BR
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