MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMPARTILHANDO EXPERIENCIAS DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE RORAIMA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, DENIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T16:10:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T16:10:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
identificador: dc.identifier.otherDENIS RENAN NOJOZA MOURA-UFRR.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972758-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar as possibilidades de ensino com mídias digitais utilizadas pelos professores de História de Roraima, considerando as condições e características de cada sala de aula. Para tal, busca entender as reflexões sobre as orientações teórico-metodológica articuladas por professores ao utilizar essas possibilidades e a relevância destas para o Ensino de História, analisadas a partir de Luiz Mauro Sá Martino, de Jörn Rüsen e das contribuições de Luiz Fernando Cerri, considerando ainda a importância da cultura escolar discutida por Maria Auxiliadora Schmidt e as contribuições para a Didática da História na perspectiva de Oldimar Cardoso. O desenvolvimento desta pesquisa, no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História, analisa a importância da produção do saber histórico escolar, compreendendo produções “públicas-digitais” em sua relação com as metodologias da ciência histórica, como pontua Serge Noiret. Neste ponto, visa compreender o uso das mídias digitais, antes e depois do período em que o ensino semipresencial foi instaurado para a manutenção das aulas durante a pandemia de covid-19, entre 2020 e 2022. Analisamos a utilização desses meios entrevistando professores de História do estado de Roraima, atuantes no Ensino Fundamental 2, e suas perspectivas sobre as mídias digitais no processo formativo e importância na produção e publicização do saber histórico em sala de aula a partir de atividades desenvolvidas nos modelos de ensino presencial e remoto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,083 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino De História;Didática Da História;Mídias Digitais;História Pública Digital.pt_BR
Título: dc.titleMÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: COMPARTILHANDO EXPERIENCIAS DE DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE RORAIMApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons