A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FONTE HISTÓRICA E INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM RORAIMA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima- UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, ANDRE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-23T15:35:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-23T15:35:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-21-
identificador: dc.identifier.otherANDRÉ NONATO ALVES KING E CAMPOS- UFRR.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972755-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa de mestrado visa explorar o uso da música popular brasileira como uma estratégia metodológica para o ensino da História de Roraima. Focando na música Makunaimando, interpretada por Zeca Preto e composta por Neuber Uchoa e Zeca Preto, o estudo examinará como essa composição incorpora elementos culturais, culinários, e históricos dos povos indígenas de Roraima e da própria História do Estado. A proposta é utilizar essa música como uma fonte histórica relevante e um recurso didático na sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é apresentar métodos para refletir sobre a História de Roraima por meio da música regional. Os objetivos específicos incluem demonstrar as conexões entre o ensino da História local e a música popular brasileira, com ênfase na Música Popular Regional, e explorar a música regional como um potencial fonte histórica para as aulas de História. O estudo pretende também analisar como a música Makunaimando pode viabilizar o ensino- aprendizagem da História de Roraima. O produto da pesquisa será uma sequência de ensino detalhada que integra a música Makunaimando como ferramenta pedagógica. Esta sequência de ensino incluirá um roteiro de aula, atividades práticas e recursos didáticos que possibilitarão aos alunos explorar e refletir sobre a História e a cultura de Roraima através da música. O material foi projetado para ser utilizado em sala de aula, promovendo um aprendizado dinâmico e contextualizado, que valorize a bagagem cultural dos alunos e enriqueça a compreensão da História local. A música é considerada uma rica fonte histórica, capaz de fornecer informações valiosas sobre a realidade dos alunos, críticas sociais e eventos históricos. A pesquisa enfatiza a importância de integrar a bagagem cultural dos alunos ao contexto escolar, promovendo um dinamismo que enriquece o processo educativo. Ao envolver os alunos na construção do conhecimento escolar, a pesquisa propõe uma abordagem que valoriza e utiliza o contexto cultural dos estudantes para fortalecer o aprendizado da História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;música popular regional;fonte histórica.pt_BR
Título: dc.titleA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FONTE HISTÓRICA E INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM RORAIMApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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