
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima- UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, ANDRE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-23T15:35:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-23T15:35:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ANDRÉ NONATO ALVES KING E CAMPOS- UFRR.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972755 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa de mestrado visa explorar o uso da música popular brasileira como uma estratégia metodológica para o ensino da História de Roraima. Focando na música Makunaimando, interpretada por Zeca Preto e composta por Neuber Uchoa e Zeca Preto, o estudo examinará como essa composição incorpora elementos culturais, culinários, e históricos dos povos indígenas de Roraima e da própria História do Estado. A proposta é utilizar essa música como uma fonte histórica relevante e um recurso didático na sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é apresentar métodos para refletir sobre a História de Roraima por meio da música regional. Os objetivos específicos incluem demonstrar as conexões entre o ensino da História local e a música popular brasileira, com ênfase na Música Popular Regional, e explorar a música regional como um potencial fonte histórica para as aulas de História. O estudo pretende também analisar como a música Makunaimando pode viabilizar o ensino- aprendizagem da História de Roraima. O produto da pesquisa será uma sequência de ensino detalhada que integra a música Makunaimando como ferramenta pedagógica. Esta sequência de ensino incluirá um roteiro de aula, atividades práticas e recursos didáticos que possibilitarão aos alunos explorar e refletir sobre a História e a cultura de Roraima através da música. O material foi projetado para ser utilizado em sala de aula, promovendo um aprendizado dinâmico e contextualizado, que valorize a bagagem cultural dos alunos e enriqueça a compreensão da História local. A música é considerada uma rica fonte histórica, capaz de fornecer informações valiosas sobre a realidade dos alunos, críticas sociais e eventos históricos. A pesquisa enfatiza a importância de integrar a bagagem cultural dos alunos ao contexto escolar, promovendo um dinamismo que enriquece o processo educativo. Ao envolver os alunos na construção do conhecimento escolar, a pesquisa propõe uma abordagem que valoriza e utiliza o contexto cultural dos estudantes para fortalecer o aprendizado da História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História;música popular regional;fonte histórica. | pt_BR |
| Título: dc.title | A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FONTE HISTÓRICA E INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM RORAIMA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ANDRÉ NONATO ALVES KING E CAMPOS- UFRR.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972755/2/ANDRÉ NONATO ALVES KING E CAMPOS- UFRR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons