Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-04-03T19:12:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-04-03T19:12:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972253 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho traz como proposta discutir a ampliação do diálogo entre o Ensino de História e a Literatura como meio de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a partir da aproximação entre as áreas de conhecimento das Ciências Humanas, mais precisamente da História e da Literatura, tomaremos como referência de pesquisa a obra “O Santo Inquérito”, escrita em 1966 pelo dramaturgo Dias Gomes, com a finalidade de lançar luz sobre a questão da intolerância religiosa e política de longa duração na sociedade brasileira. A dissertação é composta por um único volume, formado por três capítulos, com subsídios teóricos que versam sobre as bases constitutivas da historiografia e do ensino de história no Brasil, e a necessidade de inserção/ampliação de estudos que conduzam a análise quanto ao respeito às diferenças de pensamentos e ações existentes entre as pessoas. Nesse intento, buscou-se examinar o lugar que a intolerância inquisitorial ocupa nos livros didáticos de história e de como o seu estudo em sala de aula – mediado pela aplicação de conceitos postos pela Educação Histórica, a utilização de novas abordagens e a Literatura –, pode contribuir para o processo formativo do aluno, especialmente no que tange ao aprimoramento da consciência histórica no espaço escolar. Finalizando o terceiro capítulo, o leitor encontrará uma Sequência Didática (SD) – ancorada nos pressupostos metodológicos de aulas-oficinas. Esse material foi produzido com vista a atender, em especial, ao público do Ensino Médio, e no intento de colaborar com outros professores na busca de metodologias que possam estimular os alunos às práticas da leitura e da pesquisa que levem a reflexões sobre a urgência de combater as mais distintas formas de violência presentes na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.954 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inquisição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | intolerância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aulas-oficina | pt_BR |
Título: dc.title | INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ENSINO DE HISTÓRIA: A ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA LITERÁRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Versão final da dissertação.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/972253/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons