INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ENSINO DE HISTÓRIA: A ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA LITERÁRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-04-03T19:12:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-04-03T19:12:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-28-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/972253-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho traz como proposta discutir a ampliação do diálogo entre o Ensino de História e a Literatura como meio de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a partir da aproximação entre as áreas de conhecimento das Ciências Humanas, mais precisamente da História e da Literatura, tomaremos como referência de pesquisa a obra “O Santo Inquérito”, escrita em 1966 pelo dramaturgo Dias Gomes, com a finalidade de lançar luz sobre a questão da intolerância religiosa e política de longa duração na sociedade brasileira. A dissertação é composta por um único volume, formado por três capítulos, com subsídios teóricos que versam sobre as bases constitutivas da historiografia e do ensino de história no Brasil, e a necessidade de inserção/ampliação de estudos que conduzam a análise quanto ao respeito às diferenças de pensamentos e ações existentes entre as pessoas. Nesse intento, buscou-se examinar o lugar que a intolerância inquisitorial ocupa nos livros didáticos de história e de como o seu estudo em sala de aula – mediado pela aplicação de conceitos postos pela Educação Histórica, a utilização de novas abordagens e a Literatura –, pode contribuir para o processo formativo do aluno, especialmente no que tange ao aprimoramento da consciência histórica no espaço escolar. Finalizando o terceiro capítulo, o leitor encontrará uma Sequência Didática (SD) – ancorada nos pressupostos metodológicos de aulas-oficinas. Esse material foi produzido com vista a atender, em especial, ao público do Ensino Médio, e no intento de colaborar com outros professores na busca de metodologias que possam estimular os alunos às práticas da leitura e da pesquisa que levem a reflexões sobre a urgência de combater as mais distintas formas de violência presentes na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.954 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinquisiçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectintolerânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaulas-oficinapt_BR
Título: dc.titleINTOLERÂNCIA RELIGIOSA E ENSINO DE HISTÓRIA: A ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA LITERÁRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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