Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Ronaldo Marcos de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Elizabete Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:42:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:42:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8075 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/954757 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa objetiva analisar a participação da comunidade escolar na gestão do IFPA, examinando se a gestão está se encaminhando para a democratização das relações de poder no interior da instituição e oferece não somente a qualificação profissional de qualidade, mas forma politicamente o profissional e a comunidade escolar como um todo. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa priorizaram os aspectos qualitativos da investigação, ao gerar dados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a alunos, professores e corpo técnico-administrativo da escola. Para a interpretação dos dados, adotamos a análise de conteúdo dos dados gerados, segundo a organização dos seguintes eixos: conhecimento e participação na elaboração do Plano Desenvolvimento Institucional (PDI); conhecimento e participação na construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI); participação na decisão do Orçamento do IFPA e conhecimento e participação no Conselho Superior do IFPA. Os resultados apontam para algumas questões recorrentes na bibliografia de pesquisas contemporâneas sobre a temática, como: a ausência de estratégias que visem proporcionar a participação efetiva dos sujeitos que compõem a comunidade escolar, em decorrência das opções políticoeconômicas contingentes e possíveis em função das correlações de forças existentes na escola. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze the school community participation in managing IFPA, examining whether the management is heading to the democratization of power relations inside the institution and offers not only the professional qualifications of quality, but forms politically the professional and the school community as a whole. The methodological procedures adopted for this research prioritized the qualitative research, to generate data through semi-structured interviews applied to students, teachers and staff from the school. In interpreting the data, we adopted the content analysis of data generated according to the organization of the following areas: knowledge and involvement in the development of the Institutional Development Plan (PDI); knowledge and participation in the construction of Institutional Educational Project (PPI) participation in Budget decision of IFPA and knowledge and participation on the Board of the IFPA. The results point to some recurring issues in the bibliography of contemporary research on the subject, such as: the absence of strategies to provide effective participation of the subjects that comprise the school community, as a result of political-economic options and possible quotas on the basis of correlations existing strengths of the school. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
Título: dc.title | A participação da comunidade escolar na gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Belém | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: