Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Francisca Cordélia Oliveira da | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Wellington dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:15:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:15:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51703 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/945265 | - |
Descrição: dc.description | A congada é uma manifestação popular que tem suas raízes em aspectos culturais africanos que muito se desenvolveram no Brasil. É uma dança que mistura elementos africanos, indígenas e europeus. Essa arte acontece, tradicionalmente, todos os anos em festas populares e nas mais diversas celebrações religiosas do país. A congada tem sua origem em formas ritualísticas e tradições trazidas pelos negros em situação de escravização durante o período colonial dessa terra Brasilis. Considerando esse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar as construções discursivas que envolvem fé e religiosidade mediante o olhar autoetnográfico sobre a congada que acontece na cidade de Catalão-Goiás. Defendo a tese de que os discursos que envolvem esses aspectos de fé e religiosidade de uma comunidade cultural como a congada catalana se constitui pelo desenvolvimento de atores sociais por meio dos afetos no seio familiar e a partir das expressões de pertencimento a fé que se dá pelo viés das internalizações dos credos, das canções, dos rituais na entidade divina e nas ações sincréticas. Para demonstrar essa tese, serão analisados relatos da minha vivência enquanto participante dessa festividade (como capitão) e discursos das canções do Catupé Amarelo de 2015 a 2022. Logo, o corpus do presente estudo é constituído por um relato autoetnográfico que descreve essa congada e por novas letras de canções da congada. Com o intuito de alcançar a tese, definirei o processo metodológico que está inserido na pesquisa qualitativa, que se constrói a partir de uma perspectiva sócio-etnográfico discursiva. Nesse contexto, é importante explicar que utilizei como aporte metodológico os estudos defendidos pelos estudiosos da Análise do Discurso Crítica (ADC),, especialmente, em Fairclough (1992, 1995, 1999, 2000, 2003, 2006), Halliday (1994), 1985, 1978), Van Dijk (1998), bem como os pensadores que discutem as noções de pesquisa etnográfica como Geertz (1989), Marros e Castro (2011), Laplantine (2004), Ferreira (2014). À guisa de conclusão, apresentei algumas considerações acerca dos resultados obtidos nos encaminhamentos da presente pesquisa sobre a congada catalana. | - |
Descrição: dc.description | A congada é uma manifestação popular que tem suas raízes em aspectos culturais africanos que muito se desenvolveram no Brasil. É uma dança que mistura elementos africanos, indígenas e europeus. Essa arte acontece, tradicionalmente, todos os anos em festas populares e nas mais diversas celebrações religiosas do país. A congada tem sua origem em formas ritualísticas e tradições trazidas pelos negros em situação de escravização durante o período colonial dessa terra Brasilis. Considerando esse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar as construções discursivas que envolvem fé e religiosidade mediante o olhar autoetnográfico sobre a congada que acontece na cidade de Catalão-Goiás. Defendo a tese de que os discursos que envolvem esses aspectos de fé e religiosidade de uma comunidade cultural como a congada catalana se constitui pelo desenvolvimento de atores sociais por meio dos afetos no seio familiar e a partir das expressões de pertencimento a fé que se dá pelo viés das internalizações dos credos, das canções, dos rituais na entidade divina e nas ações sincréticas. Para demonstrar essa tese, serão analisados relatos da minha vivência enquanto participante dessa festividade (como capitão) e discursos das canções do Catupé Amarelo de 2015 a 2022. Logo, o corpus do presente estudo é constituído por um relato autoetnográfico que descreve essa congada e por novas letras de canções da congada. Com o intuito de alcançar a tese, definirei o processo metodológico que está inserido na pesquisa qualitativa, que se constrói a partir de uma perspectiva sócio-etnográfico discursiva. Nesse contexto, é importante explicar que utilizei como aporte metodológico os estudos defendidos pelos estudiosos da Análise do Discurso Crítica (ADC),, especialmente, em Fairclough (1992, 1995, 1999, 2000, 2003, 2006), Halliday (1994), 1985, 1978), Van Dijk (1998), bem como os pensadores que discutem as noções de pesquisa etnográfica como Geertz (1989), Marros e Castro (2011), Laplantine (2004), Ferreira (2014). À guisa de conclusão, apresentei algumas considerações acerca dos resultados obtidos nos encaminhamentos da presente pesquisa sobre a congada catalana. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Linguística | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Congada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise crítica do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoetnografia | - |
Título: dc.title | Práticas discursivas de fé e religiosidade : uma perspectiva autoetnográfica sobre a Congada de Catalão-Goiás | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: