Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mota, Marcus Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Dellape, Santiago Machado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:11:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:11:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/943973 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação investiga a evolução conceitual do que se entende por teatro filmado, desde as primeiras intersecções entre o palco e a tela até os dias de hoje, sob uma perspectiva que leva em consideração as intenções dos autores aqui implicados. Para tanto, elege como estudo de caso a adaptação da peça O rinoceronte, de Eugéne Ionesco, realizada por Hugo Rodas em três momentos distintos de sua carreira: de 2003 a 2006, à frente do grupo Tucan (Teatro Universitário Candango); de 2019 a 2020, já com a Agrupação Teatral Amacaca (ATA); e uma terceira montagem, em processo, também com a ATA, como prática integrada à este projeto de pesquisa. A partir desses registros, a ideia é buscar ressignificar as funções e a relevância do teatro filmado, tanto da perspectiva do espectador quanto dos processos composicionais das companhias, principalmente à luz das mudanças comportamentais trazidas pela pandemia de Covid-19, que levam a uma reavaliação da prática teatral de forma geral, e colocam em xeque o suposto consenso de que teatro filmado não é teatro. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation investigates the conceptual evolution of what is understood by filmed theatre, since the first intersections between the stage and the screen to the present day, from a perspective that takes into account the intentions of the authors here implicated. To this end, it elects as a case study the adaptation of the play Rhinoceros, by Eugène Ionesco, staged by Hugo Rodas in three different moments of his career: from 2003 to 2006, leading the group Tucan; from 2019 to 2020, already with the ATA company; and a third assembly, work in progress, also with the ATA, as a practice integrated to this research project. From these records, the idea is to seek to re-signify the functions and the relevance of filmed theatre, from the perspective of both the audience and the groups’ compositional processes, especially in light of the behavioral changes brought about by the Covid-19 pandemic, which lead to a reevaluation of the theatrical practice in general, and put in check the supposed consensus that filmed theater is not theatre. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro filmado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rodas, Hugo Renato Giusto, 1939-2022 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teleteatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática teatral | - |
Título: dc.title | Rinocerontes : estudo para teatro filmado em 3 vídeos e 4 quadros | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: