Rinocerontes : estudo para teatro filmado em 3 vídeos e 4 quadros

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Autor(es): dc.contributorMota, Marcus Santos-
Autor(es): dc.creatorDellape, Santiago Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/43966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/943973-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga a evolução conceitual do que se entende por teatro filmado, desde as primeiras intersecções entre o palco e a tela até os dias de hoje, sob uma perspectiva que leva em consideração as intenções dos autores aqui implicados. Para tanto, elege como estudo de caso a adaptação da peça O rinoceronte, de Eugéne Ionesco, realizada por Hugo Rodas em três momentos distintos de sua carreira: de 2003 a 2006, à frente do grupo Tucan (Teatro Universitário Candango); de 2019 a 2020, já com a Agrupação Teatral Amacaca (ATA); e uma terceira montagem, em processo, também com a ATA, como prática integrada à este projeto de pesquisa. A partir desses registros, a ideia é buscar ressignificar as funções e a relevância do teatro filmado, tanto da perspectiva do espectador quanto dos processos composicionais das companhias, principalmente à luz das mudanças comportamentais trazidas pela pandemia de Covid-19, que levam a uma reavaliação da prática teatral de forma geral, e colocam em xeque o suposto consenso de que teatro filmado não é teatro.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation investigates the conceptual evolution of what is understood by filmed theatre, since the first intersections between the stage and the screen to the present day, from a perspective that takes into account the intentions of the authors here implicated. To this end, it elects as a case study the adaptation of the play Rhinoceros, by Eugène Ionesco, staged by Hugo Rodas in three different moments of his career: from 2003 to 2006, leading the group Tucan; from 2019 to 2020, already with the ATA company; and a third assembly, work in progress, also with the ATA, as a practice integrated to this research project. From these records, the idea is to seek to re-signify the functions and the relevance of filmed theatre, from the perspective of both the audience and the groups’ compositional processes, especially in light of the behavioral changes brought about by the Covid-19 pandemic, which lead to a reevaluation of the theatrical practice in general, and put in check the supposed consensus that filmed theater is not theatre.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro filmado-
Palavras-chave: dc.subjectRodas, Hugo Renato Giusto, 1939-2022 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectTeleteatro-
Palavras-chave: dc.subjectPrática teatral-
Título: dc.titleRinocerontes : estudo para teatro filmado em 3 vídeos e 4 quadros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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