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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Buzar, Márcio Augusto Roma | - |
Autor(es): dc.contributor | Varum, Humberto Salazar | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Ana Clara Matos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T17:30:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T17:30:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/930180 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | - |
Descrição: dc.description | A realização de manutenção periódica em pontes e viadutos, estruturas que se enquadram no contexto das Obras de Arte Especiais – OAEs, ajuda a identificar danos de forma antecipada, viabilizando a preservação e implementação imediata de medidas de prevenção, aprimorando o processo de gestão e diminuindo o custo ao longo de sua vida útil. Todavia, orçamentos limitados engendram em manutenções atrasadas e, acabam por atingir situações patológicas estruturais ruins, tornando-o mais dispendioso para o Sistema de Gestão Pública. Sob esse prisma, o trabalho tem como objetivo utilizar o método de multicritérios por meio da ponderação dos fatores, para propor a relevância de classificação segundo os parâmetros estrutural, funcional e de durabilidade bem como dos sistemas estruturais, conforme os requisitos impostos pela norma ABNT NBR 9452:2019 - Inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto - Procedimento. Analisar-se-á, posteriormente, a aplicação da metodologia proposta nas inspeções realizadas em treze OAEs no âmbito do Distrito Federal, visando balizar e correlacionar os parâmetros obtidos e sugeridos no estudo em epígrafe. Dentro da metodologia de gestão proposta nesse estudo, as inspeções nº 020, 027 e 100, localizadas em Taguatinga, Sobradinho e Candangolândia, respectivamente, foram identificadas como tendo maiores necessidades de manutenção, conforme corroborado por registros fotográficos e avaliação técnica. Assim, este estudo contribui para a inclusão da eficiência governamental e a melhoria social na pauta de decisões, auxiliando no processo de tomada de decisão do gestor público para reabilitação de pontes e viadutos. | - |
Descrição: dc.description | The performance of periodic maintenance on bridges and viaducts helps to identify damages in advance, facilitating the preservation and immediate implementation of preventive measures, enhancing the management process, and reducing costs over their lifespan. However, limited budgets lead to delayed maintenance, ultimately resulting in poor structural pathological situations, making it more expensive for the Public Management System. From this perspective, the aim of this work is to utilize a multi-criteria method through factor weighting to propose the classification relevance according to structural, functional, and durability parameters, as well as structural systems, as required by the ABNT NBR 9452:2019 - Inspection of concrete bridges, viaducts, and walkways - Procedure. Subsequently, the application of the proposed methodology in the inspections conducted on thirteen bridges and viaducts in the Federal District will be analyzed to calibrate and correlate the parameters obtained and suggested in the aforementioned study. Within the management methodology proposed in this study, inspections Nº 020, 027, and 100, located in Taguatinga, Sobradinho, and Candangolândia, respectively, were identified as having the greatest maintenance needs, as corroborated by photographic records and technical evaluation. Thus, this study contributes to integrating governmental efficiency and social improvement into decision-making, aiding public managers in making informed decisions regarding the rehabilitation of bridges and viaducts. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obras de arte especiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manutenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fator de ponderação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão | - |
Título: dc.title | Fator de relevância estrutural como critério na tomada de decisão do gestor público para reabilitação de pontes e viadutos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
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