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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lignelli, César | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Gabriel Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-17T23:24:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-17T23:24:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/923622 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | - |
Descrição: dc.description | Por meio da pergunta “Como um excêntrico-acrobático faz para gerar risos através do movimento acrobático, e o que isso pode revelar sobre os números acrobáticos virtuosísticos?”, o presente trabalho se propõe a investigar a Dramaturgia Acrobática Circense, uma dramaturgia que provoca uma amálgama entre a Comicidade e a Acrobacia Circense, em um estudo de caso. O desenho da pesquisa nasce do levantamento das produções bibliográficas que cruzam os termos Dramaturgia, Acrobacia e Circo, que revela uma predominância de estudos acerca das Dramaturgias do CircoTeatro e das Dramaturgias Cômico Circenses. Já as publicações que se referem à Acrobacia Circense, para além de um número reduzido, apresentam uma hegemonia de trabalhos que se debruçam sobre a criação de dramaturgias híbridas entre a Acrobacia Circense e outras linguagens das artes da cena. Em processos que buscam metaforizar, ressignificar ou ocultar o risco e a dificuldade acrobática. Tratando, assim, a acrobacia como um técnica subordinada a uma outra linguagem para a criação de dramaturgias que excluam os "adjetivos circenses". Este cenário bibliográfico produz uma série de generalizações reducionistas acerca da Acrobacia Circense, demandando um estudo empírico a fim de ampliar o imaginário acadêmico acerca do fazer acrobático circense. A pesquisa revela uma dramaturgia na qual a partir de roteiro acrobático se desenrolam uma série de jogos interativos e de improviso com a audiência. Uma dramaturgia que transita do cômico ao virtuosístico, e tem como força motriz o risco e a dificuldade acrobática. O estudo aponta para o fato de que a acrobacia faz piada. Afirmando, assim, que a acrobacia tem plasticidade suficiente para transitar entre o grotesco e o sublime. O estudo traça uma série de paralelos entre as Dramaturgias Acrobáticas Circenses e as Dramaturgias Cômicos Circenses, demonstrando que palhaços e acrobatas não são tão diferentes como a bibliografia costuma apresentar. Através destes paralelos, o trabalho propõe termos e conceitos como Vender o Truque, para o acróbata o equivalente ao conceito de Agradar para os palhaços. Propõe ainda, os conceitos de Jogo Acrobático Circense e de Tempo Acrobático Circense. Assim como a diferenciação entre os conceitos de Proeza Acrobática e Movimento Acrobático, em que o primeiro conceito inclui o segundo, mas não se encerra nele. | - |
Descrição: dc.description | Through the question: “What does an eccentric-acrobatic performer do to generate laughter through the acrobatic movement, and what can this reveal about virtuosic acrobatic acts?”, the present work propose itself to investigate the Circus Acrobatic Dramaturgy, a dramaturgy that provokes an amalgam between Comicality and Circus Acrobatics, in an study case. The research design arises from the survey of the bibliographic productions that cross the terms Dramaturgy, Acrobatics and Circus, which reveals a predominance of studies on Circus-Theater Dramaturgies and Circus Comic Dramaturgies. Publications that refer to Circus Acrobatics, in addition to being significantly smaller in number, present a hegemony of works that focus on the creation of hybrid dramaturgies between Circus Acrobatics and other languages of the performing arts. In processes that seek to metaphorize, resignify or hide the risk and difficulty of acrobatics. Thus, treating acrobatics as a technique subordinated to another scenic language for the creation of dramaturgies that exclude the "circus adjectives”. This bibliographic scenario produces a series of reductionist generalizations about Circus Acrobatics, demanding an empirical study in order to expand the academic imaginary about circus acrobatic practice. The research reveals a dramaturgy in which, from an acrobatic script, a series of interactive and improvised games unfold with the audience. A dramaturgy that transit from the comical to the virtuosic and that has as its driving for the risk and acrobatic difficulty. The study points to the fact that acrobatics makes jokes. Affirming, in this way, that acrobatics has enough plasticity to transit between the grotesque and the sublime. The study draws a series of parallels between Circus Acrobatic Dramaturgies and Circus Comic Dramaturgies, demonstrating that clowns and acrobats are not as different as the bibliography usually presents. Through these parallels, the work proposes terms and concepts such as Selling the Trick, to the acrobat the equivalent of the concept of Pleasing the Audience for clowns. Yet proposes the concepts of Circus Acrobatic Game and Circus Acrobatic Time. As well as the differentiation between the concepts of Acrobatic Prowess and Acrobatic Movement, where the first concept includes the second, but is not limited to it. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia cômico-acrobática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtuosidade acrobática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Riscos | - |
Título: dc.title | Dramaturgia cômico-acrobática : a acrobacia circense em evidência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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