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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Walbênio Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-21T15:11:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-21T15:11:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Walbênio Alves Carneiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921932 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho explorou o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira entre professores do Ensino Médio na Escola Estadual Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, em Pereiro - CE. O objetivo foi entender os desafios enfrentados na implementação da Lei no 10.639/2003 em salade aula. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo iniciou com uma revisão bibliográfica críticasobre a colonialidade do saber e a proposta de descolonização por meio da epistemologia pós- colonial. Em seguida, analisou a prática educativa dos professores através de questionários edocumentos da escola. Dividido em três capítulos, o trabalho discutiu políticas afirmativas desde os anos 1980, leis antirracistas e os desafios impostos pelo Novo Ensino Médio. Propôs também um diálogo construtivo com os professores de História e Geografia, visando aprimorar o ensino da história da África. Como contribuição prática, foi apresentado o Projeto Pedagógico " Revalorizandoo Conhecimento: o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Escola Estadual de Educação Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão", destinado a enriquecer o conhecimento dos professores da instituição, promovendo uma compreensão mais profunda e inclusiva da diversidade cultural e histórica, e capacitando-os para abordar de maneira crítica e reflexiva as contribuições e desafios das culturas afrodescendentes na formação da sociedadebrasileira. O trabalho busca impulsionar debates e melhorar as práticas educacionais, reafirmando ocompromisso com a promoção de uma educação mais inclusiva e respeitosa com as diversidades culturais e históricas. Conclui-se que a colaboração entre universidades e escolas é fundamental paraconstruir espaços de reflexão e melhorar a prática docente, e que a resiliência dos professores diante de desafios, como a pandemia de Covid-19, exemplifica a capacidade de adaptação e inovação na educação. Esses esforços são cruciais para avançar no sentido de uma educação que valorize e respeitetodas as identidades culturais e histórias, garantindo um ambiente escolar verdadeiramente inclusivoe equitativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,51 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino das Relações Étnico Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonização Africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Título: dc.title | “REVALORIZANDO O CONHECIMENTO: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO NO MUNICIPIO DE PEREIRO/CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertao_Walbnio.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921932/2/Dissertao_Walbnio.pdfDownload |
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