“REVALORIZANDO O CONHECIMENTO: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO NO MUNICIPIO DE PEREIRO/CE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERNpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarneiro, Walbênio Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-21T15:11:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-21T15:11:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-19-
identificador: dc.identifier.otherWalbênio Alves Carneiropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921932-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho explorou o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira entre professores do Ensino Médio na Escola Estadual Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, em Pereiro - CE. O objetivo foi entender os desafios enfrentados na implementação da Lei no 10.639/2003 em salade aula. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo iniciou com uma revisão bibliográfica críticasobre a colonialidade do saber e a proposta de descolonização por meio da epistemologia pós- colonial. Em seguida, analisou a prática educativa dos professores através de questionários edocumentos da escola. Dividido em três capítulos, o trabalho discutiu políticas afirmativas desde os anos 1980, leis antirracistas e os desafios impostos pelo Novo Ensino Médio. Propôs também um diálogo construtivo com os professores de História e Geografia, visando aprimorar o ensino da história da África. Como contribuição prática, foi apresentado o Projeto Pedagógico " Revalorizandoo Conhecimento: o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Escola Estadual de Educação Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão", destinado a enriquecer o conhecimento dos professores da instituição, promovendo uma compreensão mais profunda e inclusiva da diversidade cultural e histórica, e capacitando-os para abordar de maneira crítica e reflexiva as contribuições e desafios das culturas afrodescendentes na formação da sociedadebrasileira. O trabalho busca impulsionar debates e melhorar as práticas educacionais, reafirmando ocompromisso com a promoção de uma educação mais inclusiva e respeitosa com as diversidades culturais e históricas. Conclui-se que a colaboração entre universidades e escolas é fundamental paraconstruir espaços de reflexão e melhorar a prática docente, e que a resiliência dos professores diante de desafios, como a pandemia de Covid-19, exemplifica a capacidade de adaptação e inovação na educação. Esses esforços são cruciais para avançar no sentido de uma educação que valorize e respeitetodas as identidades culturais e histórias, garantindo um ambiente escolar verdadeiramente inclusivoe equitativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,51 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das Relações Étnico Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDescolonização Africanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Título: dc.title“REVALORIZANDO O CONHECIMENTO: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSORA MARIA CÉLIA PINHEIRO FALCÃO NO MUNICIPIO DE PEREIRO/CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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