Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARIANO, CAMILA AMORIM | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T01:21:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T01:21:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissert_CAMILA-24 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921766 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo o combate ao preconceito contra os povos indígenas em tempos de revisionismo e negacionismo histórico, construindo um projeto de educação antirracista indígena de modo a valorizar sua história e cultura. A pesquisa parte da fundamentação teórica da Educação Antirracista e do aspecto legislativo da lei 11645/2008. Em seguida, expande essa base com a proposta central de articular Educação de Temáticas Indígenas por meio do Letramento Racial para uma Educação Antirracista Indígena. Como plano metodológico, destaca-se uma sequência didática incorporada com oficinas pedagógicas, que utiliza o cinema, especialmente o cinema feito por comunidades indígenas, voltado para alunos do 7° ano do ensino fundamental. Para finalizar, foi realizada a aplicação prática e a implementação da sequência didática para a construção de um roteiro fílmico de temática indígena em sala de aula. Buscou alcançar o objetivo de sensibilizar os estudantes para o apagamento da história indígena no município de Nova Friburgo-RJ, e deste modo, estimular a crítica do discurso negacionista, levando ao estudante uma postura de problematizar o preconceito étnico contra populações indígenas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista. Letramento racial. Filme e ensino de história. Cinema feito por indígenas | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E CINEMA INDÍGENA Desafios e possibilidades no Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERT_Camila_Amorim-24.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921766/2/DISSERT_Camila_Amorim-24.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons