Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BÁRBARA MARIA, MUNIZ PONTES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-05T02:29:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-05T02:29:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Barbara | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921444 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, intitulada Olhares sobre as ruas do Amaro Branco: possibilidades educativas através do ensino de História e da Educação Patrimonial, apresenta uma análise sobre a relevância e os desafios de integrar os temas locais e os bens culturais no ensino escolar, destacando como esses elementos podem enriquecer e tornar o aprendizado histórico mais dinâmico. Com a compreensão de que a implementação das temáticas se fazem necessárias ao longo de toda Educação Básica e não apenas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estudo foi constituído sob a perspectiva de que as vivências do educando, seus repertórios e a sua relação com a localidade são elementos essenciais no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar a discussão, examinaram-se as normativas educacionais, como a Base Comum Curricular Nacional (BNCC), considerando seu caráter normativo e uniformizador, que distancia as abordagens locais das salas de aula. Dialogando com autores das áreas de educação, ensino de História e Patrimônio, este trabalho utilizou como referência o estudo de caso no Amaro Branco, em Olinda- PE. A partir das práticas realizadas no bairro, foram discutidos os obstáculos associados ao enfoque defendido no ensaio. Utilizando-o como referência, e com base nos resultados alcançados, desenvolveu-se uma proposta didático-pedagógica, destinada aos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visando expor as possibilidades para a utilização da História Local, no ensino de História das instituições escolares, em parceria com a Educação Patrimonial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.089.443 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Amaro Branco | pt_BR |
Título: dc.title | OLHARES SOBRE AS RUAS DO AMARO BRANCO: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação- prof.pdf | Dissertação de Barbara | 3,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921444/2/Dissertação- prof.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons