OLHARES SOBRE AS RUAS DO AMARO BRANCO: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBÁRBARA MARIA, MUNIZ PONTES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-05T02:29:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-05T02:29:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Barbarapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921444-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, intitulada Olhares sobre as ruas do Amaro Branco: possibilidades educativas através do ensino de História e da Educação Patrimonial, apresenta uma análise sobre a relevância e os desafios de integrar os temas locais e os bens culturais no ensino escolar, destacando como esses elementos podem enriquecer e tornar o aprendizado histórico mais dinâmico. Com a compreensão de que a implementação das temáticas se fazem necessárias ao longo de toda Educação Básica e não apenas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o estudo foi constituído sob a perspectiva de que as vivências do educando, seus repertórios e a sua relação com a localidade são elementos essenciais no processo de ensino-aprendizagem. Para fundamentar a discussão, examinaram-se as normativas educacionais, como a Base Comum Curricular Nacional (BNCC), considerando seu caráter normativo e uniformizador, que distancia as abordagens locais das salas de aula. Dialogando com autores das áreas de educação, ensino de História e Patrimônio, este trabalho utilizou como referência o estudo de caso no Amaro Branco, em Olinda- PE. A partir das práticas realizadas no bairro, foram discutidos os obstáculos associados ao enfoque defendido no ensaio. Utilizando-o como referência, e com base nos resultados alcançados, desenvolveu-se uma proposta didático-pedagógica, destinada aos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, visando expor as possibilidades para a utilização da História Local, no ensino de História das instituições escolares, em parceria com a Educação Patrimonial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.089.443pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmaro Brancopt_BR
Título: dc.titleOLHARES SOBRE AS RUAS DO AMARO BRANCO: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO PATRIMONIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

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