Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Diego de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-28T02:48:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-28T02:48:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Diego | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921295 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa propõe uma investigação interdisciplinar sobre o diálogo entre a Teoria da Consciência Histórica e a Teoria da Educomunicação no contexto do Livro Didático de História. A consciência histórica, segundo Jörn Rüsen, busca promover uma compreensão profunda e significativa do passado, percebendo sua relevância na vida presente, podendo antecipar o futuro, enquanto a Educomunicação explora as possibilidades comunicativas e tecnológicas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Dividida em três capítulos, a pesquisa aborda a perspectiva de Rüsen sobre a consciência histórica, a Educomunicação e suas contribuições para o Ensino de História e a análise do material didático de História do Sistema Estruturado de Ensino da SEDUC-MT, à luz das teorias abordadas. O objetivo é identificar como esses conceitos podem influenciar o ensino, promovendo uma educação mais participativa, reflexiva e contextualizada. Apesar de reconhecer a complexidade do tema e sua dinâmica em constante evolução, a pesquisa busca contribuir para a reflexão crítica sobre o diálogo entre Consciência Histórica e Educomunicação, oferecendo sugestões para aprimorar o material didático e capacitar os estudantes a compreenderem e interpretarem o passado de forma relevante e transformadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,11 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica. Ensino de História. Linguagens e Narrativas Históricas. Consciência Histórica. Educomunicação. Livro Didático de História. | pt_BR |
Título: dc.title | Consciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da Seduc-MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Diego.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921295/2/Dissertacao_Diego.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons