Consciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da Seduc-MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Diego de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-28T02:48:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-28T02:48:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Diegopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921295-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa propõe uma investigação interdisciplinar sobre o diálogo entre a Teoria da Consciência Histórica e a Teoria da Educomunicação no contexto do Livro Didático de História. A consciência histórica, segundo Jörn Rüsen, busca promover uma compreensão profunda e significativa do passado, percebendo sua relevância na vida presente, podendo antecipar o futuro, enquanto a Educomunicação explora as possibilidades comunicativas e tecnológicas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Dividida em três capítulos, a pesquisa aborda a perspectiva de Rüsen sobre a consciência histórica, a Educomunicação e suas contribuições para o Ensino de História e a análise do material didático de História do Sistema Estruturado de Ensino da SEDUC-MT, à luz das teorias abordadas. O objetivo é identificar como esses conceitos podem influenciar o ensino, promovendo uma educação mais participativa, reflexiva e contextualizada. Apesar de reconhecer a complexidade do tema e sua dinâmica em constante evolução, a pesquisa busca contribuir para a reflexão crítica sobre o diálogo entre Consciência Histórica e Educomunicação, oferecendo sugestões para aprimorar o material didático e capacitar os estudantes a compreenderem e interpretarem o passado de forma relevante e transformadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,11 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Histórica. Ensino de História. Linguagens e Narrativas Históricas. Consciência Histórica. Educomunicação. Livro Didático de História.pt_BR
Título: dc.titleConsciência histórica e educomunicação nos materiais didáticos de história do sistema estruturado de ensino da Seduc-MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons