A mulher morta, da literatura fantástica ao cinema recente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGlenadel, Paula-
Autor(es): dc.contributorPereira, Júlio César França-
Autor(es): dc.contributorBatalha, Maria Cristina-
Autor(es): dc.contributorVianna Neto, Arnaldo Rosa-
Autor(es): dc.contributorPortilho, Carla de Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Ariana dos Anjos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34255-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919977-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa analisar a representação da mulher morta na literatura do século XIX e no cinema recente, através de uma pesquisa comparativa. Os objetos de estudo do presente trabalho são as obras literárias Véra de Auguste de Villiers de L’Isle-Adam, A cabeleira (La chevelure) de Guy de Maupassant e La morte amoureuse (A morta apaixonada) de Théophile Gautier, e as obras cinematográficas Corpse bride (A noiva cadáver) de Tim Burton e Fome de viver (The hunger), parceria do diretor Tony Scott com o escritor Whitley Streiber. Para o exame dessas obras, que exibem coincidências, como a característica atmosfera gótica, as questões mentais dos personagens reveladoras de um profícuo campo para uma visão fantástica, e sobretudo a presença da figura da mulher morta (assim como da vampira, morta-viva), trazendo implicações para a questão do feminino, nos apoiaremos em textos teóricos, como os dos autores Tzvetan Todorov, Jerrold E. Hogle, Samuel Sadaune, Elisabeth Bronfen, Laurie Laufer, entre outros.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze the representation of dead women in 19th century literature and recent cinema, through comparative research. The objects of study of this dissertation are the literary works of Véra, Auguste de Villiers de L'Isle-Adam, La chevelure (A Tress of hair) by Guy de Maupassant and La morte amoureuse (The dead woman in love) by Théophile Gautier, and the cinematographic works Corpse Bride by Tim Burton and The Hunger, a partnership between director Tony Scott and writer Whitley Streiber. To examine these works, which exhibit coincidences, such as the characteristic Gothic atmosphere, the mental issues of the characters revealed from a fruitful field to a fantastic vision, and above all the presence of the figure of the dead woman (as well as the vampire, undead) bringing implications to the issue of the feminine, we will rely on theoretical texts, such as those by authors Tzvetan Todorov, Jerrold E. Hogle, Samuel Sadaune, Elisabeth Bronfen, Laurie Laufer, among others.-
Descrição: dc.description190 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulher morta-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectGótico-
Palavras-chave: dc.subjectFantástico-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectMulher na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectDead woman-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectGothic-
Palavras-chave: dc.subjectFantastic-
Título: dc.titleA mulher morta, da literatura fantástica ao cinema recente-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.