Pigmentos inorgânicos no Egito Antigo: uma abordagem sobre as produções culturais e científicas africanas para o Ensino de Química.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Júlio César Martins da-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorBotelho, Ana Beatriz Mestre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35823-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919970-
Descrição: dc.descriptionDurante o período colonial, os países ocidentais valeram-se de mecanismo de negação e supressão das culturas, histórias, formas de agir e de pensar dos povos dominados com o objetivo de subjugá-los. As marcas deixadas pela Europa, hoje, se refletem na forma estereotipada como os africanos são retratados, bárbaros, cujo o único papel dentro da narrativa europeia foi o de servir ao ocidente como mão de obra escrava. Como forma de valorização e resgate dos saberes desenvolvidos no continente africano, o presente trabalho propôs uma abordagem sobre as produções culturais e científicas africanas para o Ensino de Química a partir do tema “Pigmentos inorgânicos no Egito Antigo”. A sequência didática aplicada mostrou aos alunos os conhecimentos desenvolvidos pelos africanos, em especial, os egípcios e expôs as falácias nas quais está pautada a narrativa européia. A compreensão dos alunos sobre o assunto abordado foi verificado por meio da aplicação de dois formulários, um antes e outros após a realização da abordagem. A partir da análise das respostas às perguntas dos formulários conclui-se que a sequência didática foi um instrumento eficaz para desconstruir a narrativa eurocêntrica e mostrar o legado científico e cultural dos povos africanos.-
Descrição: dc.descriptionDuring the colonial period, Western countries used mechanisms to deny and suppress the cultures, histories, ways of acting and thinking of dominated peoples with the aim of subjugating them. The marks left by Europe today are reflected in the stereotypical way in which Africans are portrayed as barbarians, whose only role within the European narrative was to serve the West as slave labor. As a way of valuing and recovering the knowledge developed on the African continent, this work proposed an approach to African cultural and scientific productions for Chemistry Teaching based on the theme “Inorganic pigments in Ancient Egypt”. The didactic sequence applied showed students the knowledge developed by Africans, especially the Egyptians, and exposed the fallacies on which the European narrative is based. The students' understanding of the subject covered was verified by applying two forms, one before and the other after carrying out the approach. From the analysis of the answers to the questions on the forms, it was concluded that the didactic sequence was an effective instrument of deconstructing the Eurocentric narrative and showing the scientific and cultural legacy of African peoples.-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÁfrica; Dominação; Legado; Egito Antigo; Pigmentos inorgânicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Composto inorgânico, Cultura africana, Egito antigo-
Palavras-chave: dc.subjectDomination; Legacy; Ancient Egypt; Inorganic pigments-
Título: dc.titlePigmentos inorgânicos no Egito Antigo: uma abordagem sobre as produções culturais e científicas africanas para o Ensino de Química.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.