Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Júlio César Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Botelho, Ana Beatriz Mestre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:41:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:41:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919970 | - |
Descrição: dc.description | Durante o período colonial, os países ocidentais valeram-se de mecanismo de negação e supressão das culturas, histórias, formas de agir e de pensar dos povos dominados com o objetivo de subjugá-los. As marcas deixadas pela Europa, hoje, se refletem na forma estereotipada como os africanos são retratados, bárbaros, cujo o único papel dentro da narrativa europeia foi o de servir ao ocidente como mão de obra escrava. Como forma de valorização e resgate dos saberes desenvolvidos no continente africano, o presente trabalho propôs uma abordagem sobre as produções culturais e científicas africanas para o Ensino de Química a partir do tema “Pigmentos inorgânicos no Egito Antigo”. A sequência didática aplicada mostrou aos alunos os conhecimentos desenvolvidos pelos africanos, em especial, os egípcios e expôs as falácias nas quais está pautada a narrativa européia. A compreensão dos alunos sobre o assunto abordado foi verificado por meio da aplicação de dois formulários, um antes e outros após a realização da abordagem. A partir da análise das respostas às perguntas dos formulários conclui-se que a sequência didática foi um instrumento eficaz para desconstruir a narrativa eurocêntrica e mostrar o legado científico e cultural dos povos africanos. | - |
Descrição: dc.description | During the colonial period, Western countries used mechanisms to deny and suppress the cultures, histories, ways of acting and thinking of dominated peoples with the aim of subjugating them. The marks left by Europe today are reflected in the stereotypical way in which Africans are portrayed as barbarians, whose only role within the European narrative was to serve the West as slave labor. As a way of valuing and recovering the knowledge developed on the African continent, this work proposed an approach to African cultural and scientific productions for Chemistry Teaching based on the theme “Inorganic pigments in Ancient Egypt”. The didactic sequence applied showed students the knowledge developed by Africans, especially the Egyptians, and exposed the fallacies on which the European narrative is based. The students' understanding of the subject covered was verified by applying two forms, one before and the other after carrying out the approach. From the analysis of the answers to the questions on the forms, it was concluded that the didactic sequence was an effective instrument of deconstructing the Eurocentric narrative and showing the scientific and cultural legacy of African peoples. | - |
Descrição: dc.description | 67 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | África; Dominação; Legado; Egito Antigo; Pigmentos inorgânicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química, Composto inorgânico, Cultura africana, Egito antigo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domination; Legacy; Ancient Egypt; Inorganic pigments | - |
Título: dc.title | Pigmentos inorgânicos no Egito Antigo: uma abordagem sobre as produções culturais e científicas africanas para o Ensino de Química. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: