As primeiras teorias feministas do filme: uma visita contemporânea 50 anos após seu surgimento em 1970

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Carolina Oliveira do-
Autor(es): dc.contributorEzequiel, Maíra Cinthya Nascimento-
Autor(es): dc.creatorPereira, Thamires Duarte Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:41:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:41:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/919907-
Descrição: dc.descriptionCinquenta anos após o surgimento dos estudos cinematográficos feministas, este trabalho visita e organiza de forma cronológica, algumas de suas primeiras teóricas e conceitos chaves desenvolvidos por elas. Esta pesquisa tem o intuito de narrar como os estudos de gênero ampliaram o terreno da crítica audiovisual. Laura Mulvey, Teresa de Lauretis, Jane Gaines, Bell Hooks entre outras, fizeram das novas descobertas acerca do gênero-sexual um novo campo para à análise fílmica feminista. Este trabalho usa a hermenêutica como método científico, e insere a autora ativamente como participante parcial da pesquisa a fim de partilhar perspectivas orientadas.-
Descrição: dc.descriptionFifty years after the emergence of feminist cinematographic studies, this work visits and organizes chronologically some of its first theoreticians, as well as key concepts developed by them. This research aims to narrate how gender studies have broadened the field of audiovisual criticism. Laura Mulvey, Teresa de Lauretis, Jane Gaines, Bell Hooks, among others, made the new discoveries about sexual gender a new field to develop their theories in relation to feminist film analysis. This work uses hermeneutics as a scientific method, and actively inserts the author as a partial participant in the research in order to share oriented perspectives.-
Descrição: dc.description41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEspectadora-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFeminism-
Palavras-chave: dc.subjectFilm-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectSpectator-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Título: dc.titleAs primeiras teorias feministas do filme: uma visita contemporânea 50 anos após seu surgimento em 1970-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.