
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Fernanda | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BEVILACQUA, Gabriela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-11-12T13:54:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-11-12T13:54:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FERNANDANASCIMENTO2024PRODEDUC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917542 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como problemática investigar a seguinte questão: como os currículos educacionais de cursos do PROEJA do Colégio Pedro II podem dialogar com memes, contribuindo para o processo de letramento crítico durante a escolarização dos alunos desses cursos? Os memes têm potencial para facilitar a compreensão de aspectos socioculturais, econômicos e históricos de um lugar. Com os memes os conteúdos das disciplinas dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II podem adquirir uma ressignificação dos saberes. Este estudo justifica-se à medida que os memes circulam nas mídias sociais com um potencial de reflexão em relação a aspectos históricos, sociais e/ou políticos. A pesquisa teve ainda como objetivo: investigar diálogos entre os memes as disciplinas dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II para o processo de letramento crítico dos alunos. Como produto educacional a elaboração de um e-book com atividades fundamentadas em memes e contextualizadas com disciplinas técnicas do PROEJA do Colégio Pedro II e promotoras do letramento crítico. Dentre as possibilidades metodológicas que se alinham à pesquisa qualitativa e interpretativa, adotamos o método de pesquisa documental. As grades curriculares dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II foram analisadas e logo em seguida foram elaboradas atividades e postadas em uma página do Instagram a qual foi criada e sugestões de atividades de memes foram postadas e os usuários analisaram e interpretaram qualitativamente. Os resultados da investigação demonstraram que as atividades desenvolvidas com os memes contextualizados com as disciplinas técnicas para a promoção do letramento crítico pautaram-se em relações dialógicas e nos saberes contemporâneos, que circulam na sociedade. Pretendese que o e-book “Memes como ferramenta pedagógica para o processo de letramento crítico de discentes do PROEJA” sirva de base para que se crie possibilidades, entre docentes e discentes dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,29 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos (EJA) | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PROEJA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática social | pt_BR |
| Título: dc.title | Memes como ferramenta pedagógica para o letramento critico dos discentes do PROEJA do Colégio Pedro II | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FERNANDANASCIMENTO2024PRODEDUC (1).pdf | E-book | 1.32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917542/2/FERNANDANASCIMENTO2024PRODEDUC (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons