Memes como ferramenta pedagógica para o letramento critico dos discentes do PROEJA do Colégio Pedro II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, Fernanda-
Autor(es): dc.contributor.authorBEVILACQUA, Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-11-12T13:54:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-11-12T13:54:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-29-
identificador: dc.identifier.otherFERNANDANASCIMENTO2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917542-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como problemática investigar a seguinte questão: como os currículos educacionais de cursos do PROEJA do Colégio Pedro II podem dialogar com memes, contribuindo para o processo de letramento crítico durante a escolarização dos alunos desses cursos? Os memes têm potencial para facilitar a compreensão de aspectos socioculturais, econômicos e históricos de um lugar. Com os memes os conteúdos das disciplinas dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II podem adquirir uma ressignificação dos saberes. Este estudo justifica-se à medida que os memes circulam nas mídias sociais com um potencial de reflexão em relação a aspectos históricos, sociais e/ou políticos. A pesquisa teve ainda como objetivo: investigar diálogos entre os memes as disciplinas dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II para o processo de letramento crítico dos alunos. Como produto educacional a elaboração de um e-book com atividades fundamentadas em memes e contextualizadas com disciplinas técnicas do PROEJA do Colégio Pedro II e promotoras do letramento crítico. Dentre as possibilidades metodológicas que se alinham à pesquisa qualitativa e interpretativa, adotamos o método de pesquisa documental. As grades curriculares dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II foram analisadas e logo em seguida foram elaboradas atividades e postadas em uma página do Instagram a qual foi criada e sugestões de atividades de memes foram postadas e os usuários analisaram e interpretaram qualitativamente. Os resultados da investigação demonstraram que as atividades desenvolvidas com os memes contextualizados com as disciplinas técnicas para a promoção do letramento crítico pautaram-se em relações dialógicas e nos saberes contemporâneos, que circulam na sociedade. Pretendese que o e-book “Memes como ferramenta pedagógica para o processo de letramento crítico de discentes do PROEJA” sirva de base para que se crie possibilidades, entre docentes e discentes dos cursos técnicos do PROEJA do Colégio Pedro II.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,29 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática socialpt_BR
Título: dc.titleMemes como ferramenta pedagógica para o letramento critico dos discentes do PROEJA do Colégio Pedro IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons