AS ESCOLAS DE SAMBA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA PROFESSORA MARGARIDA DE LIMA FALCÃO EM PESQUEIRA-PE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorreia, Cláudia Bethânia Bezerra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-29T23:28:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-29T23:28:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-26-
identificador: dc.identifier.otherDissetação Claudiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917230-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aborda uma experiência de educação patrimonial realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Margarida de Lima Falcão, localizada no município de Pesqueira-PE, tendo o samba e as escolas de samba como aliadas em uma proposta para o Ensino de História. O objetivo foi compreender como as Escolas de Samba podem se constituir em material didático para o ensino de História. O estudo se desenvolveu nas escolas de samba Labariri e Gigantes do Ororubá. A metodologia baseou-se em fontes orais, através da metodologia da História Oral, em fotografias, pesquisa bibliográfica, análise de documentos, visita as escolas de samba do município e uso de produções áudio visuais. A partir dos dados coletados compreendemos que as escolas de samba são mais do que uma celebração do carnaval, são espaços de construção e transmissão de conhecimento de valorização da história e de fortalecimento das identidades culturais. A educação patrimonial, a documentação das histórias e memórias destas escolas e o incentivo à participação comunitária são essenciais para a continuidade e o fortalecimento dessa tradição. Desenvolvemos com os estudantes como proposta didática ao ensino de história uma sequência didática distribuída em treze aulas, intitulada as Escolas de Samba como expressões culturais e históricas do Brasil e de Pesqueira e sua relevância como Patrimônio Cultural Imaterial do nosso povo, culminando com a construção de uma linha do tempo contando a história das escolas de samba de Pesqueira a partir da década de 1960 do século XX até o ano de 2024.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10111754pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSambapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de Samba de Pesqueira – PEpt_BR
Título: dc.titleAS ESCOLAS DE SAMBA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA PROFESSORA MARGARIDA DE LIMA FALCÃO EM PESQUEIRA-PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons