Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Correia, Cláudia Bethânia Bezerra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-29T23:28:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-29T23:28:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissetação Claudia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917230 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aborda uma experiência de educação patrimonial realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Margarida de Lima Falcão, localizada no município de Pesqueira-PE, tendo o samba e as escolas de samba como aliadas em uma proposta para o Ensino de História. O objetivo foi compreender como as Escolas de Samba podem se constituir em material didático para o ensino de História. O estudo se desenvolveu nas escolas de samba Labariri e Gigantes do Ororubá. A metodologia baseou-se em fontes orais, através da metodologia da História Oral, em fotografias, pesquisa bibliográfica, análise de documentos, visita as escolas de samba do município e uso de produções áudio visuais. A partir dos dados coletados compreendemos que as escolas de samba são mais do que uma celebração do carnaval, são espaços de construção e transmissão de conhecimento de valorização da história e de fortalecimento das identidades culturais. A educação patrimonial, a documentação das histórias e memórias destas escolas e o incentivo à participação comunitária são essenciais para a continuidade e o fortalecimento dessa tradição. Desenvolvemos com os estudantes como proposta didática ao ensino de história uma sequência didática distribuída em treze aulas, intitulada as Escolas de Samba como expressões culturais e históricas do Brasil e de Pesqueira e sua relevância como Patrimônio Cultural Imaterial do nosso povo, culminando com a construção de uma linha do tempo contando a história das escolas de samba de Pesqueira a partir da década de 1960 do século XX até o ano de 2024. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10111754 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Samba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas de Samba de Pesqueira – PE | pt_BR |
Título: dc.title | AS ESCOLAS DE SAMBA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA PROFESSORA MARGARIDA DE LIMA FALCÃO EM PESQUEIRA-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO CLÁUDIA BETHÂNIA_PROFHISTÓRIA.pdf | Dissertação Claudia | 3,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917230/2/DISSERTAÇÃO CLÁUDIA BETHÂNIA_PROFHISTÓRIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons