O ensino de História nos anos iniciais: perspectivas na formação de professoras, a partir das obras do Programa Nacional Biblioteca Escolar -Acervo do Professor (PNBE)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Jemmerson Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-29T17:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-29T17:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-
identificador: dc.identifier.otherJSOUZApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917205-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do ProfHistória, na linha de pesquisa de Saberes e Práticas e no GEPEGH abordou a formação de professoras responsáveis pelo ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica. A escolha desse tema foi motivada pela seguinte questão: de que maneira a formação continuada de professoras pode contribuir para valorizar e aprimorar o ensino de História nessa etapa da Educação Básica? O objetivo geral desse trabalho foi analisar o potencial do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE-Acervo do professor) na formação, nos saberes e nas práticas das professoras que atuam no processo de ensinar e aprender História nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como evidenciar a importância do Ensino de História nessa etapa de escolarização. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de teses e dissertações sobre a temática da pesquisa defendidas entre os anos de 2004 e 2022, bem como das obras de História para os anos iniciais do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) - Acervo do Professor, avaliadas e distribuídas pelo MEC, em 2010 e 2013. Por meio desta investigação foi possível compreender como as pesquisas e publicações do campo do ensino de História têm se baseado em perspectivas teórico-metodológicas que buscam romper com o ensino baseado nas datas comemorativas, na memorização de fatos históricos construídos a partir de fundamentos positivistas e eurocêntricos que colocam em evidência apenas as ações de elites políticas e econômicas, silenciando o protagonismo de grupos sociais subalternizados. Como dimensão propositiva, foi elaborado o Guia dos Livros de História do PNBE – Acervo do Professor, com o objetivo de contribuir para a escolha de materiais de estudo e planejamento que subsidiem a formação continuada de professoras que ensinam História nos anos iniciais, visando valorizar a formação histórica de crianças em uma perspectiva que possibilite a relação passado e presente, a partir da exploração de diversas fontes históricas para compreender experiências de diferentes sujeitos históricos, suas relações, ações, lutas e conquistas, em múltiplos tempos e espaços.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,18MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Saberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professoraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNBE-Acervo do Professorpt_BR
Título: dc.titleO ensino de História nos anos iniciais: perspectivas na formação de professoras, a partir das obras do Programa Nacional Biblioteca Escolar -Acervo do Professor (PNBE)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
JSOUZA.pdf1,21 MBAdobe PDF/bitstream/capes/917205/2/JSOUZA.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons