Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Jemmerson Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-29T17:29:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-29T17:29:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | JSOUZA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917205 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do ProfHistória, na linha de pesquisa de Saberes e Práticas e no GEPEGH abordou a formação de professoras responsáveis pelo ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica. A escolha desse tema foi motivada pela seguinte questão: de que maneira a formação continuada de professoras pode contribuir para valorizar e aprimorar o ensino de História nessa etapa da Educação Básica? O objetivo geral desse trabalho foi analisar o potencial do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE-Acervo do professor) na formação, nos saberes e nas práticas das professoras que atuam no processo de ensinar e aprender História nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como evidenciar a importância do Ensino de História nessa etapa de escolarização. Para tanto, a metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica de teses e dissertações sobre a temática da pesquisa defendidas entre os anos de 2004 e 2022, bem como das obras de História para os anos iniciais do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) - Acervo do Professor, avaliadas e distribuídas pelo MEC, em 2010 e 2013. Por meio desta investigação foi possível compreender como as pesquisas e publicações do campo do ensino de História têm se baseado em perspectivas teórico-metodológicas que buscam romper com o ensino baseado nas datas comemorativas, na memorização de fatos históricos construídos a partir de fundamentos positivistas e eurocêntricos que colocam em evidência apenas as ações de elites políticas e econômicas, silenciando o protagonismo de grupos sociais subalternizados. Como dimensão propositiva, foi elaborado o Guia dos Livros de História do PNBE – Acervo do Professor, com o objetivo de contribuir para a escolha de materiais de estudo e planejamento que subsidiem a formação continuada de professoras que ensinam História nos anos iniciais, visando valorizar a formação histórica de crianças em uma perspectiva que possibilite a relação passado e presente, a partir da exploração de diversas fontes históricas para compreender experiências de diferentes sujeitos históricos, suas relações, ações, lutas e conquistas, em múltiplos tempos e espaços. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,18MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professoras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNBE-Acervo do Professor | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de História nos anos iniciais: perspectivas na formação de professoras, a partir das obras do Programa Nacional Biblioteca Escolar -Acervo do Professor (PNBE) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JSOUZA.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/917205/2/JSOUZA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons