Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mól, Gerson de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Anjos, Heraldo Henrique de Carvalho dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:09:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:09:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875855 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa foi desenvolvida em três escolas públicas do Ensino Médio do Distrito Federal e teve o objetivo analisar as contribuições do projeto “Ser e Re-conhecer”, desenvolvido a partir do compromisso social do Ensino de Ciências e da Educação Inclusiva para o combate ao preconceito e à discriminação em sala de aula da pessoa com deficiência, assim como a valorização da diversidade humana. As ações desenvolvidas por meio da empatia visaram promover a inclusão e a valorização da diversidade humana. Os procedimentos metodológicos utilizados nessa pesquisa seguiram os pressupostos da Pesquisa Qualitativa, com base na pesquisa participante. As ações da pesquisa foram realizadas com a ajuda das salas de recursos generalistas e ocorreram em três fases: a primeira exploratória, a segunda das intervenções do projeto “Ser e Re-conhecer” e terceira foi a proposição. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise textual discursiva com base no trabalho de Moraes e Galiazzi (2016) e resultou na categorização da fala dos participantes em quatro grupos: inclusão educacional, desmistificação do outro, diversidade humana e empatia. A pesquisa revelou que os objetivos foram alcançados, pois os alunos passaram a ter uma atitude positiva em relação à diversidade humana, reconhecendo que as particularidades/diferenças de cada um fazem parte de “ser” humano. Já em relação à inclusão, perceberam que alunos com deficiência são alunos como outro qualquer. Já os professores, em suas falas, demonstraram a realização de uma reflexão sobre suas atitudes em relação às pessoas com deficiência e suas práticas pedagógicas. | - |
Descrição: dc.description | The research was developed in three public high schools in the Federal District and it aimed to analyze the contributions of the project "Ser e Re-conhecer”, developed from the concepts of social commitment of Science Teaching and Inclusive Education to combat prejudice and discrimination in the classroom against people with disabilities as well as to value human diversity. The actions were developed through empathy aimed at promote inclusion and the appreciation of human diversity. The methodological procedures used in this research followed the assumptions of Qualitative Research, based on the participant research. The research actions were carried out with the help of the general resource rooms and were organized in three phases: the first one were exploratore, the second one was the Project “Ser e Re-conhecer” and the third one the preposition. And the data obtained were analyzed in the light of discursive textual analysis based on the work of Moraes and Galiazzi (2016), which resulted in the categorization of participants' speech in four groups: educational inclusion, demystification of the other, human diversity and empathy. The research revealed that the objectives were reached, as students began to have a positive attitude towards human diversity recognizing that the particularities/differences of each are part of human being and in relation to inclusion, realized that the students with disabilities are students just like any other. The teachers in their speeches demonstrated the realization of a reflection on their attitudes toward people with disabilities and their pedagogical practices. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Química (IQ) | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física (IF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceito | - |
Título: dc.title | Ações inclusivas mediacionais no ensino de ciências no contexto de uma escola pública do DF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: