Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Educação do Estado de Goiás | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasilia | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Mickaella Michelson | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Alice Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48156 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2037 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7029-2051 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-0713-5082 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-0585-7420 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874593 | - |
Descrição: dc.description | A Universidade de Brasília (UnB), em decorrência da pandemia de COVID-19, suspendeu suas atividades presenciais e a comunidade acadêmica teve que se adaptar ao ensino remoto. A pandemia nos trouxe mudanças emergentes. Os currículos nas universidades têm sido atravessados por novas metodologias, muitas delas inovadoras e que podem perdurar nos próximos anos, afinal, é urgente a necessidade de adaptações para as novas gerações de salas de aula, inclusive promovendo a educação a distância. Este projeto criou, visualmente, materiais mais criativos, de forma a complementar os pré-existentes de uma disciplina da UnB dos cursos de graduação em Ciências Biológicas. Além disso, foram realizadas atividades de revisão da experiência universitária que acolheu e enriqueceu o ensino a distância, com base na metodologia ativa de ensino. Os resultados, além das figuras representativas ao longo do texto, foram a intervenção em materiais didáticos e a criação de dinâmicas e suas aplicações em sala de aula. Um novo modelo de sala de aula capaz de envolver os alunos e convidá-los a agir de forma criativa. A metodologia proposta por este trabalho pode ser aplicada continuamente tanto no ensino a distância quanto no ensino presencial em qualquer disciplina e já vem sendo utilizada no retorno das aulas presenciais na universidade. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | - |
Descrição: dc.description | Núcleo de Educação Científica (IB NECBio) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo discente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
Título: dc.title | Desafios do ensino remoto : uma proposta com mais cores e protagonismo discente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: