O uso de jogos educacionais em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): desafios da competência informacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJuvêncio, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Márcia Feijão de-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Vitor Manoel Marques da-
Autor(es): dc.contributorAraújo, André Vieira de Freitas-
Autor(es): dc.creatorTorquato, Lehy Chung Baik-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14842-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777311-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como tema o jogo educacional como recurso de aprendizagem em crianças portadoras do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e um meio de alcançar a competência informacional. Investiga como os jogos educacionais podem auxiliar nesse processo e verifica quais estratégias podem ser desenvolvidas para alcançar tal objetivo. Sob a análise das teorias de aprendizagem de Piaget (1969, 1978, 1996), Vygotsky (1978, 1989, 1991) e Wallon (1989, 2010) pretende-se buscar as contribuições necessárias para o desenvolvimento da pesquisa. Além disso as contribuições de Campello (2003, 2005, 2006), Dudziak (2001, 2003, 2008), Vitorino e Piantola (2009, 2011), Belluzzo (2005, 2013, 2014, 2015, 2018) e Gasque (2010, 2012, 2013, 2016) procura estabelecer relação com os estudos da competência informacional para responder os questionamentos sobre como os jogos educacionais atuam no processo de aprendizagem em crianças com TDAH. Os procedimentos metodológicos consistem em entrevista informal e aplicação do questionário com os profissionais do Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) que trabalham no Colégio Pedro II do campus Tijuca II. Pretende-se, dessa forma, com a coleta de dados, analisar quais estratégias contribuem para crianças com TDAH adquirirem a competência informacional no âmbito escolar e identifica as competências informacionais adquiridas por meio do uso dos jogos educacionais. Conclui que os jogos educacionais são recursos que podem auxiliar na aquisição da competência informacional nos alunos, porém, salienta-se a necessidade de o bibliotecário realizar ações voltadas para o desenvolvimento da competência informacional, mostrando sua importância junto aos educadores da escola.-
Descrição: dc.descriptionThe present research has as its theme the educational game as a learning resource in children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and a means of achieving informational competence. It also investigates how games can aid in this process and verifies which strategies can be developed to achieve this. Under the analysis of the learning theories of Piaget (1969, 1978, 1996), Vygotsky (1978, 1989, 1991) and Wallon (1989, 2010), intends to seek the necessary contributions for the development of the research. In addition, the contributions of Campello (2003, 2005, 2006), Dudziak (2001, 2003, 2008), Vitorino and Piantola (2009, 2011), Belluzzo (2005, 2013, 2014, 2015, 2018) and Gasque (2010, 2012, 2013, 2016) seeks to establish a relationship with informational competence studies to answer questions about how educational games act in the learning process in children with ADHD. Pursuit to establish relations with information literacy studies to answer questions about how educational games help in the learning process in children with ADHD. The methodological procedures consist of an informal interview and quiz application with the professionals of the Nucleus of Attention to People with Specific Needs (NAPNE), who work in the Pedro II College of the Tijuca II campus. Thus, with data collection, it is intended to analyze which strategies contribute to children with ADHD to acquire information literacy in the school context and identifies the informational skills acquired through the use of educational games. It concludes, with the data analysis, that educational games are resources that can assist in the acquisition of informational literacy in students, but the need for the librarian to carry out actions aimed at the development of information literacy is highlighted, showing its importance with to school educators.-
Descrição: dc.description126f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência Informacional-
Palavras-chave: dc.subjectJogos Educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência informacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectInformation Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectEducational Games-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorder-
Título: dc.titleO uso de jogos educacionais em crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): desafios da competência informacional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.