Percursos e percalços de um gênero dramático popular: o sainete no Brasil e na Argentina como gênero dissidente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGelado, Gladys Viviana-
Autor(es): dc.contributorEhrlicher, Hanno-
Autor(es): dc.contributorVillegas , Juan-
Autor(es): dc.contributorFerreras, Norberto Osvaldo-
Autor(es): dc.contributorLabriola, Rodrigo Fernández-
Autor(es): dc.creatorCruzado, Alfonso Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:36:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:36:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26042-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773940-
Descrição: dc.descriptionEsta tese indaga a importância do silenciado teatro popular, geralmente esquecido e pouco estudado. Neste trabalho procuramos entender a relação destes gêneros populares com a sociedade contemporânea à sua produção e com a heterogeneidade cultural, tomando o sainete como objeto principal da nossa pesquisa. Observaremos principalmente como as características estruturais deste gênero afetam suas intervenções sociais. Para poder analisar estas nuances de um modo mais objetivo, partimos da produção de sainetes de dois dramaturgos de países diferentes, Oduvaldo Vianna e Manuel Romero, pois consideramos, com Jorge Dubatti, que os mapas teatrais não se superpõem aos mapas geográficos. Elegemos estes autores porque compartilham processos criativos e contextos políticos semelhantes e porque lidam com o colonialismo latino-americano. Paralelamente, esta pesquisa tem como objetivo recuperar o sainete brasileiro e a figura do seu esquecido dramaturgo, Oduvaldo Vianna pai.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis indaga la importancia del silenciado teatro popular, generalmente olvidado y poco estudiado. En este trabajo buscamos entender la relación de estos géneros populares con la sociedad contemporánea a su producción y con la heterogeneidad cultural, tomando al sainete como objeto principal de nuestra investigación. Observaremos principalmente cómo las características estructurales de este género afectan sus intervenciones sociales. Para poder analizar estos matices de un modo más objetivo, partiremos de la producción de sainetes de dos dramaturgos de países diferentes, Oduvaldo Vianna e Manuel Romero, pues consideramos del mismo modo que Jorge Dubatti que los mapas teatrales no se superponen a los mapas geográficos. Elegimos estos autores porque comparten procesos artísticos y contextos políticos similares y porque lidian con el colonialismo latinoamericano. Al mismo tiempo, esta investigación tiene como objetivo recuperar el sainete brasileño y la figura de su olvidado dramaturgo, Oduvaldo Vianna padre.-
Descrição: dc.description271 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectSainete Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Rio-platense-
Palavras-chave: dc.subjectSainete-
Palavras-chave: dc.subjectImigração-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectSainete-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro popular-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgo-
Palavras-chave: dc.subjectArgentina-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Brasileño-
Palavras-chave: dc.subjectSainete Brasileño-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Rioplatense-
Palavras-chave: dc.subjectSainete-
Palavras-chave: dc.subjectInmigración-
Título: dc.titlePercursos e percalços de um gênero dramático popular: o sainete no Brasil e na Argentina como gênero dissidente-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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