Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gelado, Gladys Viviana | - |
Autor(es): dc.contributor | Ehrlicher, Hanno | - |
Autor(es): dc.contributor | Villegas , Juan | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreras, Norberto Osvaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Labriola, Rodrigo Fernández | - |
Autor(es): dc.creator | Cruzado, Alfonso Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:36:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:36:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26042 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773940 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese indaga a importância do silenciado teatro popular, geralmente esquecido e pouco estudado. Neste trabalho procuramos entender a relação destes gêneros populares com a sociedade contemporânea à sua produção e com a heterogeneidade cultural, tomando o sainete como objeto principal da nossa pesquisa. Observaremos principalmente como as características estruturais deste gênero afetam suas intervenções sociais. Para poder analisar estas nuances de um modo mais objetivo, partimos da produção de sainetes de dois dramaturgos de países diferentes, Oduvaldo Vianna e Manuel Romero, pois consideramos, com Jorge Dubatti, que os mapas teatrais não se superpõem aos mapas geográficos. Elegemos estes autores porque compartilham processos criativos e contextos políticos semelhantes e porque lidam com o colonialismo latino-americano. Paralelamente, esta pesquisa tem como objetivo recuperar o sainete brasileiro e a figura do seu esquecido dramaturgo, Oduvaldo Vianna pai. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Esta tesis indaga la importancia del silenciado teatro popular, generalmente olvidado y poco estudiado. En este trabajo buscamos entender la relación de estos géneros populares con la sociedad contemporánea a su producción y con la heterogeneidad cultural, tomando al sainete como objeto principal de nuestra investigación. Observaremos principalmente cómo las características estructurales de este género afectan sus intervenciones sociales. Para poder analizar estos matices de un modo más objetivo, partiremos de la producción de sainetes de dos dramaturgos de países diferentes, Oduvaldo Vianna e Manuel Romero, pues consideramos del mismo modo que Jorge Dubatti que los mapas teatrales no se superponen a los mapas geográficos. Elegimos estos autores porque comparten procesos artísticos y contextos políticos similares y porque lidian con el colonialismo latinoamericano. Al mismo tiempo, esta investigación tiene como objetivo recuperar el sainete brasileño y la figura de su olvidado dramaturgo, Oduvaldo Vianna padre. | - |
Descrição: dc.description | 271 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro Brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sainete Brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro Rio-platense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sainete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imigração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sainete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argentina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro Brasileño | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sainete Brasileño | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro Rioplatense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sainete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inmigración | - |
Título: dc.title | Percursos e percalços de um gênero dramático popular: o sainete no Brasil e na Argentina como gênero dissidente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: