Ensino de física com base na evolução de conceitos histórico-filosóficos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas Mauricio-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, João Ronildo Fortunato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26388-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771272-
Descrição: dc.descriptionTornou-se cada vez mais fica evidente que o ensino de física tem se tornado mecanizado. Aulas com muitas contas, exercícios e pouca explicação conceitual se tornaram comuns ao longo dos anos. Acompanhado de um descaso antigo pela história e filosofia da ciência, que se tornaria quase mística na visão de muitos estudantes, e por uma dificuldade profunda de abstração, culminamos em uma privação da construção de conceitos mais complicados como o de tempo e de energia. Este trabalho tem como objetivo discutir aspectos da abordagem histórico-filosófica no âmbito do ensino médio, além do uso de experimentos e novas tecnologias no ensino-aprendizagem utilizados em sala de aula sem se limitar a um ou outro, visando a busca de um aluno que tenha domínio das ciências físicas e que entenda o processo do método científico em sua completude, além de se interessar futuramente por divulgação científica.-
Descrição: dc.descriptionIt is increasingly evident that the teaching of physics has become mechanized. Classes with many mathematical calculations, exercises and little explanation of the involved concepts have become commonplace over the years. Coupled to an old disregard for the history of science and philosophy, which would become almost mystical in the view of many students, and by a profound difficulty in abstraction, we culminated in a deprivation of the construction of more complicated concepts such as time and energy. This work aims to discuss aspects of the historical-philosophical approach in the context of high school, in addition to the use of experiments and new technologies in teaching and learning used in the classroom without being limited to one or the other, aiming at students to acquire mastery of the physical sciences and who understands the process of the scientific method in its entirety, besides becoming interested in scientific outreach in the future.-
Descrição: dc.description46 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem histórico-filosófica-
Palavras-chave: dc.subjectConceito de tempo e de energia-
Palavras-chave: dc.subjectmétodo científico-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias no ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem histórico-filosófica-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias no ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConceito de tempo e de energia; método científico-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-philosophical approach-
Palavras-chave: dc.subjectConcept of time and energy-
Palavras-chave: dc.subjectscientific method-
Palavras-chave: dc.subjectNew technologies in teaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectScientific divulgation-
Título: dc.titleEnsino de física com base na evolução de conceitos histórico-filosóficos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.