Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, João Ronildo Fortunato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26388 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771272 | - |
Descrição: dc.description | Tornou-se cada vez mais fica evidente que o ensino de física tem se tornado mecanizado. Aulas com muitas contas, exercícios e pouca explicação conceitual se tornaram comuns ao longo dos anos. Acompanhado de um descaso antigo pela história e filosofia da ciência, que se tornaria quase mística na visão de muitos estudantes, e por uma dificuldade profunda de abstração, culminamos em uma privação da construção de conceitos mais complicados como o de tempo e de energia. Este trabalho tem como objetivo discutir aspectos da abordagem histórico-filosófica no âmbito do ensino médio, além do uso de experimentos e novas tecnologias no ensino-aprendizagem utilizados em sala de aula sem se limitar a um ou outro, visando a busca de um aluno que tenha domínio das ciências físicas e que entenda o processo do método científico em sua completude, além de se interessar futuramente por divulgação científica. | - |
Descrição: dc.description | It is increasingly evident that the teaching of physics has become mechanized. Classes with many mathematical calculations, exercises and little explanation of the involved concepts have become commonplace over the years. Coupled to an old disregard for the history of science and philosophy, which would become almost mystical in the view of many students, and by a profound difficulty in abstraction, we culminated in a deprivation of the construction of more complicated concepts such as time and energy. This work aims to discuss aspects of the historical-philosophical approach in the context of high school, in addition to the use of experiments and new technologies in teaching and learning used in the classroom without being limited to one or the other, aiming at students to acquire mastery of the physical sciences and who understands the process of the scientific method in its entirety, besides becoming interested in scientific outreach in the future. | - |
Descrição: dc.description | 46 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem histórico-filosófica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de tempo e de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | método científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias no ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem histórico-filosófica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias no ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de tempo e de energia; método científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-philosophical approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept of time and energy | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific method | - |
Palavras-chave: dc.subject | New technologies in teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific divulgation | - |
Título: dc.title | Ensino de física com base na evolução de conceitos histórico-filosóficos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: