Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6515044727348778-
Autor(es): dc.contributorCastro, Helena Carla-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5765020884056943-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Mariani-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8386383577325343-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Crediné Silva de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909-
Autor(es): dc.contributorClunie, Clifton-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Julián Alberto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0638310765534182-
Autor(es): dc.creatorGuarda, Graziela Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:26:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:26:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770470-
Descrição: dc.descriptionO Brasil tem avançado notoriamente na formulação de políticas públicas no que tange a integração do Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. No entanto, não temos ainda, diretrizes acerca de como realizar essa possível implementação. Esse cenário abre lacunas, dentre elas se pode destacar: a ausência de formação continuada docente e consequentemente o despreparo deles para desenvolver o Pensamento Computacional em sala de aula, a baixa quantidade de licenciados em Informática no Brasil e a ausência de infraestrutura nas escolas. Nessa direção, a presente tese apresentará um Framework Pedagógico sobre os quatro pilares do Pensamento Computacional para professores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com o intuito de capacitá-los quanto aos conceitos e aplicações práticas dos quatro pilares do PC buscando identificar dificuldades e barreiras no aprendizado, bem como a possibilidade de os docentes realizarem a transposição didática usando o framework pedagógico. O projeto do Framework usou a abordagem bottom-up para mapear o domínio do conhecimento, viabilizado pela realização de cursos de formação continuada que foi ofertado em duas modalidades: presencial como etapa preliminar de validação dos instrumentos pedagógicos e on-line usando plataforma de Massive Open Online Course (MOOC). A análise de dados foi desenvolvida empregando metodologia mista, quali-qualitativa de caráter exploratória e descritiva. Capacitamos 214 cursistas de variados segmentos educacionais, sendo a grande maioria da rede pública de ensino. Os resultados evidenciaram que o Framework Pedagógico apresentado é adequado para uma possível implementação do Pensamento Computacional nas escolas e em paralelo, que a estrutura pedagógica do nosso curso em formato MOOC pode ser ampliada em larga escala uma vez que a aquisição dos conteúdos ocorreu de forma satisfatória. Por último, foi possível identificar que os docentes conseguiram realizar a transposição didática com autonomia e qualidade desejada.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionBrazil has notably advanced in the formulation of public policies regarding the integration of Computational Thinking (CT) in K-12 Education. However, we do not yet have guidelines on how to carry out this possible implementation. This scenario opens gaps, among them we can highlight: the absence of continuing teacher training and consequently their unpreparedness to develop Computational Thinking in the classroom, the low number of Computer Science graduates in Brazil and the lack of infrastructure in schools. In this direction, this thesis will present a Pedagogical Framework on the four pillars of Computational Thinking and a set of teaching materials for k-12 Education to train them on the concepts and practical applications of the four pillars of the CT seeking to identify difficulties and barriers in learning, as well as the possibility for teachers to carry out the didactic transposition using the proposed teaching materials. The Framework project used the bottom-up approach to map the domain of knowledge, made possible by conducting continuing education courses that were offered in two modalities: face-to-face as a preliminary stage of validation of pedagogical instruments and online using a MOOC platform (Massive Open Online Course). Data analysis was developed using a mixed, qualitative-qualitative, exploratory, and descriptive methodology. We trained 214 course participants from various educational segments, the vast majority from the public school system. The results showed that the Pedagogical Framework presented is suitable for a implementation of Computational Thinking in schools and, in parallel, that the pedagogical structure of our course in MOOC format can be expanded on a large scale once the acquisition of the contents occurred in a satisfactory way. Finally, it was possible to identify that the teachers were able to conduct the didactic transposition with autonomy and desired quality.-
Descrição: dc.descriptionBrasil ha avanzado notablemente en la formulación de políticas públicas en materia de integración del Pensamiento Computacional (PC) en la Enseñanza Básica. Sin embargo, aún no contamos con lineamientos sobre cómo llevar a cabo esta posible implementación. Este escenario abre brechas, entre ellas podemos destacar: la ausencia de formación continua de los docentes y consecuentemente su falta de preparación para desarrollar el Pensamiento Computacional en el aula, el bajo número de graduados en Informática en Brasil y la falta de infraestructura en las escuelas. En esa dirección, esta tesis presentará un Framework Pedagógico sobre los cuatro pilares del Pensamiento Computacional para docentes de Educación Primaria con el fin de capacitarlos en los conceptos y aplicaciones prácticas de los cuatro pilares del Pensamiento Computacional, buscando identificar dificultades y barreras en el aprendizaje, así como la posibilidad de que los docentes realicen la transposición didáctica utilizando el framework pedagógico. El proyecto Framework utilizó el enfoque de abajo hacia arriba para mapear el dominio del conocimiento, hecho posible mediante la realización de cursos de educación continua que se ofrecieron en dos modalidades: presencial como etapa preliminar de validación de instrumentos pedagógicos y en línea utilizando un MOOC plataforma (Massive Open Online Course). El análisis de los datos se desarrolló utilizando una metodología mixta, cualitativa-cualitativa, exploratoria y descriptiva. Capacitamos a 214 cursillistas de diversos segmentos educativos, en su gran mayoría del sistema escolar público. Los resultados mostraron que el Framework Pedagógico presentado es apto para una posible implementación del Pensamiento Computacional en las escuelas y, paralelamente, que la estructura pedagógica de nuestro curso en formato MOOC puede ampliarse a gran escala una vez que la adquisición de los contenidos ocurrió de una manera satisfactoria. Finalmente, fue posible identificar que los docentes fueron capaces de realizar la transposición didáctica con autonomía y calidad deseada.-
Descrição: dc.description141 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional Desplugado, Aprendizagem Criativa, Formação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor, Educação básica, Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectUnplugged Computational Thinking, Creative Learning, Continuing Education-
Palavras-chave: dc.subjectPensamiento Computacional Desconectado, Aprendizaje Criativo, Educación Continua-
Título: dc.titleUm Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental-
Título: dc.titleAn unplugged pedagogical framework for practicing Computational Thinking skills in Elementary School-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.