Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kenedy, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, João Antônio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Antonio João Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Helicéa Paiva Nascimento da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:15:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:15:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11163 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766879 | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação, pesquisa-se a possibilidade de a altura entoacional de algumas questões totais no português do Brasil ser o fator de diferenciação para a avaliação pragmática das mesmas como uma pergunta neutra ou uma elocução marcada pela repreensão, através de dois experimentos off-line: um teste de julgamento de valor comunicativo e um teste de julgamento interpretativo com input auditivo. A pesquisa insere-se na linha de pesquisa 1, Teoria e Análise Linguística, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, na Universidade Federal Fluminense, baseando-se nos pressupostos teóricos da Psicolinguística Experimental. Os resultados obtidos apontam para a confirmação de nossa pressuposição de ser a prosódia, aqui identificada pela curva melódica (F0) final dos enunciados interrogativos totais que fizeram parte dos nossos estímulos, o elemento pragmaticamente diferenciador entre uma pergunta total neutra e um enunciado marcado por uma repreensão em português do Brasil | - |
Descrição: dc.description | In this dissertation we research the possibility of the intonational height of some yes/no questions in Brazilian Portuguese affect their pragmatics evaluation as a neutral question or an utterance marked by a reproaching meaning by means of two off-line experiments: a judgment test of communicative value and an interpretative judgment test with auditive input. This research is inserted in the research line 1, Theory and Linguistic Analysis, of the Post-Graduation Program in Languages Studies, at Universidade Federal Fluminense and it is based into the theoretical presumptions of the experimental psycholinguistics. The results suggest the confirmation of our presupposition of being the prosody, here identified by the final melodic curve (F0) of some yes/no questions within our stimulus, the pragmatic element which makes difference between a neutral yes/no question or one marked with the meaning of a reproaching in Brazilian Portuguese | - |
Descrição: dc.description | 166 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prosódia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perguntas totais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português do Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção da fala | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prosody | - |
Palavras-chave: dc.subject | Yes/no questions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psycholinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Portuguese | - |
Título: dc.title | A influência da prosódia no processamento de algumas questões totais em português do Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: