Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arreguy, Marília Etienne | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Iolanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Bafica, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Zamara Araújo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Mocarzel, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Laila Fernanda de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/763989 | - |
Descrição: dc.description | O Estado brasileiro se ocupou em vários momentos da história das forças policiais e militares para, nos âmbitos sociais e educacionais, regular comportamentos e modificar o cenário urbano. A presente proposta de pesquisa tem como objetivo demonstrar e analisar de que modo o processo de criminalização da pobreza está atrelado, desde os primórdios, ao processo de militarização das escolas públicas. Paradoxalmente, o discurso do êxito social da juventude pobre, através de uma educação militar vem ganhando largo espaço no cenário educacional brasileiro atual. Desta forma, a política de implantação das escolas públicas cívico-militares, de educação básica, sob a justificativa de melhorias no desempenho escolar dos alunos e diminuição dos índices criminais vem se expandindo. A presente pesquisa propõe uma discussão, a partir de uma análise genealógica acerca da Instituição de educação pública militar para crianças e jovens no Brasil, com a utilização da disciplina militar como justificativa para a evitação da criminalidade e para o êxito escolar. Portanto, será fundamental neste trabalho a compreensão da maneira como a força militar foi utilizada pelo Estado Brasileiro para inibir comportamentos supostamente indesejáveis, muitas vezes colmatados nas minorias pelas mais diversas formas de estigmatização das diferenças, e avaliar como essa segregação punitiva ganhou espaço no interior da escola pública. | - |
Descrição: dc.description | The Brazilian State has, at various times in the history of the police and military forces, been responsible for regulating behavior and modifying the urban scenario in the social and educational spheres. This research proposal aims to demonstrate and analyze how the process of criminalization of poverty is linked, from the beginning, to the process of militarization of public schools. Paradoxically, the discourse of the social success of poor youth, through a military education, has been gaining ground in the current Brazilian educational scenario. In this way, the policy of implantation of public civic-military schools, of basic education, under the justification of improvements in the school performance of the students and reduction of the criminal indexes has been expanding. This research proposes a discussion, based on a genealogical analysis about the Institution of military public education for children and young people in Brazil, with the use of military discipline as a justification for avoiding crime and for school success. Therefore, it will be fundamental in this work to understand the way in which military force was used by the Brazilian State to inhibit supposedly undesirable behaviors, often suppressed in minorities by the most diverse forms of stigmatization of differences, and to evaluate how this punitive segregation gained space within the public school. | - |
Descrição: dc.description | 146 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Pública Militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criminalização da Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vulnerabilidade Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Military Public Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criminalization of Poverty | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Vulnerability | - |
Título: dc.title | Ordinário, marche!: a marcha pela militarização da educação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: