Produção de presença e produção de sentido nas aulas de História: tempo, formação e saberes no trabalho docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorPenna, Fernando de Araujo-
Autor(es): dc.contributorCabral, Maria Aparecida da Silva-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Juniele Rabêlo de-
Autor(es): dc.contributorAyres, Ana Cléa Moreira-
Autor(es): dc.creatorRamôa, Hosana do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:00:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:00:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15091-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/761858-
Descrição: dc.descriptionVivendo em uma cultura que preconiza a interpretação dos acontecimentos e que constantemente constrói sentidos para o que vivenciamos, a produção de presença se apresenta como um desejo de reconexão com o mundo e os sujeitos que o habitam, valorizando a corporeidade e a relação física com tudo o que nos cerca. Mediante essa percepção, esta dissertação tem como objetivo compreender quais as “maneiras de fazer” (CERTEAU, 1994) mobilizadas pelos professores de História em suas aulas que impulsionam a produção de presença, tendo por base os saberes docentes. Com o intuito de ouvir os profissionais sobre seu trabalho, buscando entender como compreendem e (re)significam a realidade e suas aulas, nossas reflexões se pautaram na observação de aulas de História, em conjunto com a gravação em áudio das mesmas e anotações em um caderno de campo que nos encaminharam para uma entrevista com cada um dos três professores acompanhados no ano de 2018. Para realização desta investigação seguimos a referência metodológica de Miriam Goldbeng (2004) que estabelece quatro fases de estruturação do trabalho: (i) Exploratória, (ii) Aprofundamento, (iii) Realização da pesquisa e (iv) Separação da pesquisa. Na fase “exploratória” fizemos o levantamento bibliográfico para conhecimento e aproximação do objeto de investigação, nos encaminhando para a fase de aprofundamento, na qual pudemos construir o caminho metodológico para alcançar o objetivo proposto. Foi possível, ainda, realizar uma leitura sobre a constituição do campo do Ensino de História, vislumbrando um entendimento acerca de alguns debates atuais e configurando uma concepção da qual nos apropriamos para pensar nosso campo de trabalho. Em contrapartida, operamos com alguns referenciais para depurar nosso olhar sobre a atuação docente no espaço da aula de História, levantando reflexões e ponderações acerca da constituição e mobilização dos saberes docentes para a produção de presença no fenômeno educacional. A terceira fase trata da realização da pesquisa, especialmente o que diz respeito ao trabalho de campo. Na delimitação do campo de investigação, nos apropriamos da diferenciação que Michel de Certeau faz entre “lugar” e “espaço”, diferenciando a sala de aula da aula em si, com isso escolhemos três professores que trabalhassem e/ou morassem no Município de São Gonçalo (RJ) e ministrassem aulas de História. Além de buscar a valorização dos profissionais da cidade, essa escolha também se deu pelo conhecimento do trabalho desenvolvido pelos mesmos. Na última etapa, construímos algumas categorias temáticas para mapear a empiria produzida e, inspirados pela análise do discurso, analisar o material obtido em campo com base nos referenciais desse trabalho. Sendo assim, observamos que, de um modo geral, mesmo diante de uma sociedade de sentido, e, por conseguinte, um ensino que preze a interpretação, existe nos saberes e na ação docente indicativos que assinalam a potencialidade de pensar o ensino mediante a tensão entre presença e sentido para uma educação e uma vida mais humana-
Descrição: dc.descriptionLiving in a culture that advocates an interpretation of events and builds meanings for what we experience, the production of presence presents itself as a desire for reconnection with the world and the subjects that inhabit it, valuing the corporeity and the physical relation with everything that surrounds us. Through this perception, this dissertation aims to understand what "ways of doing" (Certeau, 1994) mobilized by History teachers in their classes that promote the production of presence, based on the teaching knowledge. In order to listen to the professionals about their work, trying to understand how they understand and (re) signify reality and their classes, our reflections were guided by the observation of classes in History, together with the audio recording of the same and notes in a field notebook that led us to an interview with each of the three teachers accompanied in the year 2018. To carry out this research we follow the methodological reference of Miriam Goldbeng (2004) that establishes four phases of work structuring: (i) Exploratory, (ii) Deepening, (iii) Conducting the research and (iv) Separation of research. In the "exploratory" phase we did the bibliographic survey to know and approach the research object, leading us to the deepening phase, in which we were able to construct the methodological path to reach the proposed objective. It was also possible to make a reading about the constitution of the field of History Teaching, glimpsing an understanding about some current debates and setting up a conception from which we appropriate to think our field of work. On the other hand, we operate with some references to debug our view about the teaching performance in the space of the History class, raising reflections and considerations about the constitution and mobilization of the teaching knowledge for the production of presence in the educational phenomenon. The third phase deals with the conduct of research, especially with regard to fieldwork. In the delimitation of the field of investigation, we take advantage of the differentiation that Michel de Certeau makes between "place" and "space", differentiating the classroom from the class itself, with this we chose three teachers who worked and / or lived in the Municipality of São Gonçalo (RJ) and taught History classes. In addition to seeking the appreciation of the city's professionals, this choice was also due to the knowledge of their work. In the last step, we constructed some thematic categories to map the empiria produced and, inspired by the discourse analysis, to analyze the material obtained in the field based on the references of this work. Thus, we observe that, in a general way, even in the case of a society of meaning, and therefore a teaching that praises the interpretation, there is in the indicative knowledge and teaching that indicate the potentiality of teaching through tension between presence and meaning for an education and a more human life-
Descrição: dc.description175 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de presença-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino presencial-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de história-
Palavras-chave: dc.subjectProduction of presence-
Palavras-chave: dc.subjectHistory teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher knowledge-
Título: dc.titleProdução de presença e produção de sentido nas aulas de História: tempo, formação e saberes no trabalho docente-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.