De escola do mato a escola popular do/no campo: presença, pertencimento e participação das famílias e comunidade em diálogo com uma escola pública municipal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorMolina, Mônica Castagna-
Autor(es): dc.contributorCavalieri, Lucia-
Autor(es): dc.contributorGonzaga, José Guilherme Franco-
Autor(es): dc.contributorPérez, Carmen Lúcia Vidal-
Autor(es): dc.contributorFernandez, Silvina Júlia-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Elder dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:40:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:40:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/755087-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa, desenvolvida numa escola pública localizada em uma comunidade rural, da rede municipal de Paraíba do Sul/RJ, teve por objetivo investigar como a participação popular – das famílias e comunidade – em uma escola pública municipal se organiza e como o coletivo dialoga com o poder público. Nesse contexto, observam-se as relações entre presença, pertencimento e participação desses sujeitos com a escola pública e como esses sentimentos/relações impactam na organização mais participativa e democrática da escola. Para tal, é preciso compreender o contexto de pertencimento da escola e problematizar as relações famílias-escola e comunidade-escola, articuladas à luta pelo direito à educação na comunidade. As famílias, presentes no cotidiano da escola, buscam participar mais ativamente em suas decisões político-pedagógicas pelo fato de a reconhecerem como parte da comunidade local. As inquietações, os anseios e os desejos das famílias são tomados por mim e transformados em projeto de investigação, realizado com esses sujeitos praticantes (CERTEAU, 2009) no cotidiano da escola. Desse contexto, emerge a necessidade de compreender o enraizamento da colonialidade do poder (QUIJANO, 2005) e do saber (LANDER, 2005) em nossa sociedade e, consequentemente, na escola e nas relações estabelecidas entre os sujeitos, a escola e o sistema de ensino, entre a escola e a comunidade e entre a escola e as famílias, além dos impactos e reconfigurações das minorias subalternizadas nos processos de ressignificação de si e da própria realidade a partir da produção de entre- lugares (BHABHA, 2013). Nesse sentido, assumo a pesquisa com o cotidiano (ESTEBAN, 2003; GARCIA, 2003a, 2003b), em articulação com os princípios da pesquisa ação participante (FALS BORDA, 1977), e, tomando as famílias como principais interlocutores, assumo o compromisso ético-político-pedagógico de ouvi-las, reconhecendo seu lugar de fala desde a sua materialidade de origem. Assim, busco o paradigma da Educação do Campo (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011; FERNANDES; MOLINA, 2004; MOLINA, 2015), a partir do paradigma da Educação Popular (BRANDÃO, 1985; 2006, MEJÍA, 2020), com destaque para a prática dialógica (FREIRE, 2005). O diálogo como um princípio metodológico me levou às rodas de conversas (WARSCHAUER, 2001) em que as inquietações, desejos, questionamentos dos sujeitos apareceram, contribuindo para compreender a necessidade de constituir uma escola popular do/no campo que instrumentalize as crianças e a própria comunidade para interferirem no e com o mundo. Assim, compreendemos que fazer democracia no cotidiano da escola é um processo complexo e que exige o diálogo para que as famílias e comunidade estejam presentes na unidade escolar que sentem como pertencente àquele coletivo, podendo influir nas decisões e rumos da educação que se faz naquele lugar com e para o povo. Daí a possibilidade de uma escola pública democrática, ou seja, com participação popular, na reelaboração do seu projeto.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research, developed in a public school located in a rural community, of the city network of Paraíba do Sul/RJ, aimed to investigate how the popular participation - of families and community - in a municipal public school is organized and how the collective dialogues with the public authority. In this context, I observe the relationships among presence, belonging, and participation of these subjects with the public school and how these feelings/relationships impact on the more participatory and democratic organization of the school. To do so, it is necessary to understand the context of belonging to the school and to question the family- school and community-school relations, articulated to the struggle for the right to education in the community. The families, present in the daily life of the school, seek to participate more actively in their political-pedagogical decisions by recognizing it as part of the local community. I take over the restlessness, longings, and desires of the families and I transform them into a research project, carried out with these practicing subjects (CERTEAU, 2009) in the daily life of the school. From this context emerges the need to understand the roots of coloniality of power (QUIJANO, 2005) and knowledge (LANDER, 2005) in our society and, consequently, in the school and in the relationships established between the subjects, the school and the education system, between the school and the community and between the school and the families, in addition to the impacts and reconfigurations of subaltern minorities in the processes of re-signification of themselves and of the reality itself from the production of in between-spaces (BHABHA, 2013). In that sense, I assume the Research with the quotidian (ESTEBAN, 2003; GARCIA, 2003a, 2003b), in articulation with the principles of the participant action research (FALS BORDA, 1977), and, taking the families as main interlocutors, I assume the ethical-political-pedagogical commitment of listening to them, recognizing their place of speech from their original materiality. Thus, I seek the paradigm of Education in the Countryside (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2011; FERNANDES; MOLINA, 2004; MOLINA, 2015), from the paradigm of Popular Education (BRANDÃO, 1985; 2006, MEJÍA, 2020), with emphasis on dialogical practice (FREIRE, 2005). The dialogue as a methodological principle led me to the round-table discussions (WARSCHAUER, 2001) and that the restlessness, desires, questionings of the subjects appeared, contributing to understand the need to constitute a popular school in/with the countryside that equips the children and the community itself to interfere in and with the world. Thus, we understand that making democracy in the daily life of the school is a complex process that requires dialogue so that the families and community are present, in the school unity that they feel belongs to that collective, being able to influence the decisions and directions of the education that is made in that place with and for the people. Hence the possibility of a democratic public school, that is, with popular participation, in the rework of its project.-
Descrição: dc.description226f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRelações famílias-escola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular do/no campo-
Palavras-chave: dc.subjectPertencimento-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação-
Palavras-chave: dc.subjectPresença-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação dos pais na educação dos filhos-
Palavras-chave: dc.subjectFamily-school relations-
Palavras-chave: dc.subjectPopular education from/in the countryside-
Palavras-chave: dc.subjectPresence/belonging/participation-
Título: dc.titleDe escola do mato a escola popular do/no campo: presença, pertencimento e participação das famílias e comunidade em diálogo com uma escola pública municipal-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.