Propostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorCosta, Marcus Vinicius Tovar-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Augusto Cesar de Castro-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Vanessa Mariano de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:39:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:39:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754917-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, temos por objetivo construir metodologias para o ensino de Física para serem aplicadas em turmas de pré-vestibular. Baseadas nas Teorias da Aprendizagem Significativa (AS) e da Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) foram desenvolvidas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS).Contudo, sua aplicação não foi possível devido à pandemia da Covid 19. Com isso, o produto resultou em um material instrucional para o professor. Material esse que contém propostas de aulas com os temas: Energia Mecânica, Corrente Elétrica e Fenômenos Ondulatórios pensados a partir de uma revisão realizada nas provas do Enem de 2016 a 2020. Cada UEPS foi dividida em momentos a fim de viabilizar os conhecimentos adquiridos a cada etapa. Nas UEPS há sugestões de atividades, avaliações e subsídios para que o professor adapte de acordo com a realidade da sua turma, podendo ser aplicadas durante as etapas da Educação Básica ou em cursos preparatórios para Enem ou vestibulares-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation, we aim to build methodologies for teaching Physics to be Applied in pre-university classes. Based on the Theories of Meaningful Learning (AS) and Critical Meaningful Learning (ASC), Potentially Meaningful Teaching Units (UEPS) were developed. However, its application was not possible due to the Covid 19 pandemic. Consequently, the product resulted in an instructional material for the teacher. This material contains proposals for classes with the themes: Mechanical Energy, Electric Current and Wave Phenomena thought from a review carried out in the Enem exams from 2016 to 2020. Each UEPS was divided into moments in order to nable the knowledge elaboration in each stage. In the UEPS there are suggestions for activities, assessments and subsidies for the teachers to adapt according to the reality of their class and can be applied during the stages of Basic Education or in preparatory courses for Enem or College/University entrance exams.-
Descrição: dc.description70 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física, Aprendizagem Significativa, Aprendizagem Significativa Crítica, UEPS, Enem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física, Aprendizagem significativa, Vestibular-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching, Meaningful Learning, Critical Meaningful Learning, UEPS, Enem-
Título: dc.titlePropostas de unidades de ensino potencialmente significativas sobre mecânica, eletricidade e ondas para Pré- Vestibular-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.