Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rios, Flávia Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Luane Bento dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Barboza, Jacqueline Aline Botelho Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Catharinna Ferreira da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:33:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:33:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21857 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752795 | - |
Descrição: dc.description | Em 2003, pela primeira vez na história do Brasil foi promulgada uma Lei Federal cujo objetivo geral era garantir que conteúdos antirracistas adentrassem os espaços escolares, alterando a LDB/96 a Lei 10.639, que versa sobre o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, foi alterada em 2008, incluindo também o ensino de história e culturas indígenas. Levando em consideração que há mais de uma década e meia há dispositivos legais para trabalhar a questão racial nas escolas, essa pesquisa visa observar à aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em duas instituições de ensino públicas da cidade de Niterói, Rio de janeiro, quais sejam: a escola estadual Nilo Peçanha e a escola estadual Manuel de Abreu. A metodologia usada foi observação participante e conversas informais com alunos, professores, diretores e bibliotecárias. Os resultados deste estudo evidenciam que a educação antirracista contribui para a valorização da população negra e influencia diretamente o desenvolvimento de identidades raciais afirmativas entre os atores sociais escolares, sobretudo, o corpo discente | - |
Descrição: dc.description | In 2003, for the first time in the history of Brazil, a federal law was promulgated, which the general objective was to ensure that the anti-racial subjects would be discussed in an educational demain, modifying the LDB / 96 into the law 10.639, which concerns the teaching of history, African and Afro-Brazilian cultures. It was changed in 2008, also including the teaching of history and indigenous cultures, considering the fact that for over a decade and a half, there are legal provisions to discuss the racial issue at school. This research aims to observe the application of laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08 in two public education institutions in the city of Niterói, Rio de Janeiro, specially: the Nilo Peçanha state school and the Manuel de Abreu state school. The methodology used was the observation of the participants and informal conversations with students, teachers, principals and librarians. The results of this study show that antiracist education contributes to the appreciation of black people and directly influences the development of affirmative racial identities among the social actors of the school, in particular the student body | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade étnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antiracist education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial ethnic relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coloniality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inequality | - |
Título: dc.title | Como as escolas aplicam a lei 11.645/08? Educação antirracista em escolas públicas de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: