Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Mônica Souto da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley de Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Caroline de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22155 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/752099 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática elaborada com base no modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico para a aprendizagem de áreas de quadriláteros numa turma de Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de produção de dados a observação, os registros escritos dos alunos e uma entrevista escrita semiestruturada. A aplicação da sequência didática ocorreu numa escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, no turno noturno, com quatro alunos cujas faixas etárias eram bem distintas. Utilizando aspectos da investigação matemática, a experimentação se deu em três aulas, a qual explorou a manipulação do tangram com o auxílio de uma ficha de atividades. Durante a execução da ficha, os alunos foram aprendendo diferentes unidades de medida de área e a partir disso calcularam a área de uma região do mapa que residiam. Deste modo, foi explorado o cálculo da área do retângulo sob uma malha quadricular e motivada a dedução das expressões algébricas das áreas de alguns quadriláteros notáveis. A análise dos dados indicou o avanço dos alunos nos níveis de desenvolvimento geométrico do modelo Van Hiele, crescimento da autonomia dos alunos e a conscientização do aluno como sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this project is to investigate the contributions of a didactic sequence based on the Van Hiele model of developing the geometric thinking for the learning of the area of a quadrilateral in a special class for young adults and adults (known as EJA in Portuguese). A qualitative research was thus made, having as data to the observation the following production instrumentation, the written record by the students and a written, semi-structured interview. The application of the didactic sequence took place in a municipal school of the city of Rio de Janeiro, during a evening class, with four students who had very different ages from each other. Using aspects of mathematical investigation, the experience happened throughout three classes, which explored the manipulation of Tangram with the help of a file of exercises. During the execution of the exercises, the students learned about different types of unit area measurements and, from that point, they calculated the area of the map of the zone where they lived. In this way, the calculation of a rectangular area under a graph paper was the topic explored and, therefore, motivated the deduction of the algebraic expressions for the area of a few notable quadrilaterals. Analysis of data showed students’ improvement in the learning of the geometric development of the Van Hiele model, growth of their autonomy and in their consciousness as active subjects of the teaching-learning process | - |
Descrição: dc.description | 69 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Área de quadriláteros notáveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de van Hiele | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tangram | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical investigation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Van Hiele model of developing the geometric thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young adults and adults education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tangram | - |
Palavras-chave: dc.subject | Areas of notable quadrilaterals | - |
Título: dc.title | Estudo das áreas dos quadriláteros na EJA: as contribuições do modelo van hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico com aspectos de investigação matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: