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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mello, Maria Elizabeth Chaves de | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Paulo Alex | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:31:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:31:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30465 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/751936 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese de doutorado tem como objetivo geral a reflexão sobre a potencialidade epistemológica do fenômeno literário, sua sistematização em apontamentos teóricos, bem como a reflexão sobre o potencial desses apontamentos como uma base teórico-literária para uma possível teoria literária do conhecimento. O horizonte intelectual desenvolvido aqui insere-se na tradição que analisa o discurso literário em relação com a realidade social, investigando a construção de conhecimento sobre esta mesma realidade a partir da literatura. Isto é, toma o objeto literário como uma forma de conhecimento concreto e crítico frente às questões problemáticas da sociedade capitalista e da sua sociabilidade decorrente. A ideia de que o fenômeno literário pode ser também uma experiência de conhecimento para o leitor é uma ideia já consolidada, contudo, carece de uma teorização específica acerca dessa possibilidade. Dessa forma, para além das afirmações verdadeiras, porém, genéricas, de que a literatura faz pensar, de que a literatura estimula o pensamento crítico, pretendo desenvolver uma teorização que aponte meios visíveis, concretos, pelos quais o discurso literário toma a realidade social como objeto de discussão e foca nas tensões, nas contradições, e, principalmente, nas relações sociais conflituosas que perpassam a sociedade de classes, sob o modo capitalista de reprodução da vida social. E neste movimento, ele produz conhecimento sobre esta sociedade, não um conhecimento abstrato e genérico, porém, um conhecimento crítico, antagonista em relação às ideias e valores dominantes, às imposturas e naturalizações geradas por qualquer sociedade desigual e injusta. Essa produção (que é também veiculação) de conhecimento se daria por meio do que chamo de vetores literários de conhecimento, e o conjunto desses vetores teria, talvez, o potencial de formar uma base teórico-literária para uma possível teoria literária de conhecimento. Para isso, discutirei algumas noções que, no meu entender, giram em torno de tal discussão, tais como as noções de função, intenção, sentido, consciência, crítica, vetor, representação, realidade. | - |
Descrição: dc.description | 165 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso literário | - |
Título: dc.title | Por uma teoria literária do conhecimento em perspectiva sócio-histórica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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