Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.creatorPereira, Carlos Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:26:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:26:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/750467-
Descrição: dc.descriptionThis research analyses carnavalization and antropophagy in Carlos Reichenbach`s filmography from the late 1960s until 1983, produced at Boca do Lixo, São Paulo. The work also studies meta-language, anti-illusionism and hipertextuality as the main characteristics of this unique and outstanding body of work in Brazilian cinema. The dissertation structures specific conceptual and theoretical fields in order to investigate Reichenbach s eleven features including three in episodes. The main authors used as reference here were Roberto DaMatta, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Gérard Genette, Robert Stam, Margaret A. Rose, Tzvetan Todorov, Jairo Ferreira, and Carlos Reichenbach himself. Through the use of a revised bibliography, critical material, related documentation such as press-releases, interviews, visual materials such as film stills and publicity, mostly found at both Cinemateca do MAM and Cinemateca Brasileira documentation centers, and through close analyses of the films paratexts, the dissertation aims at revising the critical fortune surrounding Carlos Reichenbach, therefore shedding new light and hypothesis on the work of this influential filmmaker-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa analisa a carnavalização e a antropofagia na filmografia de Carlos Reichenbach, em seus filmes do final dos anos 1960 até 1983, produzidos na Boca do Lixo em São Paulo. O trabalho também estuda metalinguagem, anti-ilusionismo e hipertextualidade como principais características de sua obra única e proeminente no cinema brasileiro. Essa tese trabalha com campos conceituais e teóricos específicos para analisar onze de seus longasmetragens, inclusive três em episódios. Os principais autores utilizados como referências foram Roberto DaMatta, Mikhail Bakhtin, Oswald de Andrade, Gérard Genette, Robert Stam, Margaret A. Rose, Tzvetan Todorov, Jairo Ferreira e o próprio Carlos Reichenbach. O método empregado foi a revisão bibliográfica, pesquisa de críticas, de documentos como press-releases, entrevistas, materiais visuais como stills e publicidade encontrados em arquivos principalmente nos setores de documentação e pesquisa da Cinemateca do MAM e Cinemateca Brasileira. Revisando a fortuna crítica sobre Carlos Reichenbach e através da análise dos paratextos fílmicos, essa tese tem com objetivo trazer novas luzes e hipóteses acerca do trabalho desse influente cineasta-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectReichenbach, Carlos, 1945--
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectAntropofagia-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleCarnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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