
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Jilvan Batista Alves dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-28T13:59:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-28T13:59:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | tcc_Jilvan_Batista_intervenção_pedagógica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748613 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente projeto intenciona promover uma Intervenção Pedagógica a ser aplicada através de um projeto de leitura de textos voltados para uma reflexão acerca das relações étnico- raciais em quatro turmas da 1a série do Ensino Médio numa escola da Rede Pública Estadual de Recife - PE. Buscou-se, por meio dessa intervenção, uma incursão, através das leituras dos estudantes, no trato com a desigualdade étnico-racial e o racismo estrutural. Os objetos da pesquisa foram textos utilizados nas aulas de Língua Portuguesa, com a finalidade de despertar a curiosidade, a sociabilidade e a participação ativa dos estudantes na construção do saber sociológico na sala de aula. No primeiro momento, realizou-se análises de textos e filmes; no segundo, foram abordadas as questões sobre racismo estrutural – as desigualdades na escola e as relações étnico-raciais, as metodologias de ensino, os filmes, curtas, músicas, documentários, além das leituras dos textos em diferentes perspectivas socioculturais nas quais se manifestam; o terceiro momento foi realizado com a intervenção pedagógica numa discussão teórica sobre as relações raciais: uma sequência didática com abordagem de componentes baseada na Sociologia; e finalmente, o fechamento se culminou por meio de encenações teatrais, seminários e rodas de conversa como releituras das abordagens dos materiais vistos durante as aulas. A experiência de aprendizagem, com o uso dos recursos didáticos na construção do saber sobre as relações étnico-raciais, possibilita a reflexão acerca do ensino e aprendizagem para além das metodologias expositivas, que fomentam saberes, impressões, atitudes e expressões sobre a competência leitora das desigualdades e discriminação racial na vida em sociedade. Ademais, a experiência lúdica desse estudo poderá ser aplicada em outros locais com as devidas adaptações. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6.9KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo estrutural | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Expressões juvenis | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações Raciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de Leitura | pt_BR |
| Título: dc.title | A LEITURA COMO (DES)APRENDIZAGEM DO RACISMO ESTRUTURAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO RECIFE – PERNAMBUCO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| dissertação mestrado JBAS.pdf | 697.03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748613/2/dissertação mestrado JBAS.pdfDownload | |
| TCC_Jilvan_intervencao.pdf | 697.03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748613/3/TCC_Jilvan_intervencao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons