A LEITURA COMO (DES)APRENDIZAGEM DO RACISMO ESTRUTURAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO RECIFE – PERNAMBUCO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Jilvan Batista Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-28T13:59:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-28T13:59:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-28-
identificador: dc.identifier.othertcc_Jilvan_Batista_intervenção_pedagógicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748613-
Resumo: dc.description.abstractO presente projeto intenciona promover uma Intervenção Pedagógica a ser aplicada através de um projeto de leitura de textos voltados para uma reflexão acerca das relações étnico- raciais em quatro turmas da 1a série do Ensino Médio numa escola da Rede Pública Estadual de Recife - PE. Buscou-se, por meio dessa intervenção, uma incursão, através das leituras dos estudantes, no trato com a desigualdade étnico-racial e o racismo estrutural. Os objetos da pesquisa foram textos utilizados nas aulas de Língua Portuguesa, com a finalidade de despertar a curiosidade, a sociabilidade e a participação ativa dos estudantes na construção do saber sociológico na sala de aula. No primeiro momento, realizou-se análises de textos e filmes; no segundo, foram abordadas as questões sobre racismo estrutural – as desigualdades na escola e as relações étnico-raciais, as metodologias de ensino, os filmes, curtas, músicas, documentários, além das leituras dos textos em diferentes perspectivas socioculturais nas quais se manifestam; o terceiro momento foi realizado com a intervenção pedagógica numa discussão teórica sobre as relações raciais: uma sequência didática com abordagem de componentes baseada na Sociologia; e finalmente, o fechamento se culminou por meio de encenações teatrais, seminários e rodas de conversa como releituras das abordagens dos materiais vistos durante as aulas. A experiência de aprendizagem, com o uso dos recursos didáticos na construção do saber sobre as relações étnico-raciais, possibilita a reflexão acerca do ensino e aprendizagem para além das metodologias expositivas, que fomentam saberes, impressões, atitudes e expressões sobre a competência leitora das desigualdades e discriminação racial na vida em sociedade. Ademais, a experiência lúdica desse estudo poderá ser aplicada em outros locais com as devidas adaptações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.9KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismo estruturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExpressões juvenispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de Leiturapt_BR
Título: dc.titleA LEITURA COMO (DES)APRENDIZAGEM DO RACISMO ESTRUTURAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO RECIFE – PERNAMBUCO: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons