Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Santa Cruz | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho Silva, Iranilda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rêgo Barros Bello, Maria Elvira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T20:02:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T20:02:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_Iranilda_Carvalho_FINAL_ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748241 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições dos laboratórios virtuais para realização de experimentos de química. O laboratório virtual é aquele que se comunica com o estudante através de simulações em qualquer lugar e espaço através de representações computacionais, constituindo uma ferramenta pedagógica promissora como alternativa a suprir a carência de laboratório físico inexistente na maioria das escolas do Ensino Médio do Brasil. Esta pesquisa de cunho quali / quantitativa, buscou investigar como os laboratórios virtuais contribuíram para melhoria da aprendizagem de química, para tanto elaborou-se uma sequência didática, um questionário semiestruturado, portfolio do estudante e observação informal. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes nunca teve acesso ao laboratório de ciências; a maioria dos estudantes relatou que os laboratórios virtuais contribuíram para sua aprendizagem, e um grupo significativo relatou ainda que não teve dificuldade em acessar a plataforma e fazer o experimento, qualificando a experiência como gratificante e motivadora, fato observado por maior interatividade nas aulas, pois os alunos se mostraram mais receptivos, mais cooperativos ao longo do semestre letivo, após a finalização do projeto. Observou-se também um pequeno percentual relatando a dificuldade de acesso, e de entendimento na plataforma usada, mas ao final, com a ajuda da pesquisadora quase todos conseguiram realizar o experimento. Assim, o laboratório virtual se mostrou uma ferramenta promissora para uso em atividades complementares, que pode minimizar o abstratismo inerente à química. No entanto, é necessário entender em propostas futuras como trabalhar melhor tais conteúdos que exigem a abstração e o envolvimento de cálculos, pois o desempenho em questões que relacionavam a química com cálculos matemáticos ainda foi baixo. Finalizando, os laboratórios virtuais se mostram promissores, mas é importante mais estudos que nos apontem caminhos para torná-los parte da rotina das aulas de química, pois é fato que teve papel importante, sobretudo, na motivação e comprometimento dos discentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,06 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos Virtuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TCI | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas Práticas de Química | pt_BR |
Título: dc.title | LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO UMA POSSÌVEL FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO APRENDIZADO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons