LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO UMA POSSÌVEL FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO APRENDIZADO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Santa Cruzpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho Silva, Iranilda-
Autor(es): dc.contributor.authorRêgo Barros Bello, Maria Elvira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T20:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T20:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao_Iranilda_Carvalho_FINAL_pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748241-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições dos laboratórios virtuais para realização de experimentos de química. O laboratório virtual é aquele que se comunica com o estudante através de simulações em qualquer lugar e espaço através de representações computacionais, constituindo uma ferramenta pedagógica promissora como alternativa a suprir a carência de laboratório físico inexistente na maioria das escolas do Ensino Médio do Brasil. Esta pesquisa de cunho quali / quantitativa, buscou investigar como os laboratórios virtuais contribuíram para melhoria da aprendizagem de química, para tanto elaborou-se uma sequência didática, um questionário semiestruturado, portfolio do estudante e observação informal. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes nunca teve acesso ao laboratório de ciências; a maioria dos estudantes relatou que os laboratórios virtuais contribuíram para sua aprendizagem, e um grupo significativo relatou ainda que não teve dificuldade em acessar a plataforma e fazer o experimento, qualificando a experiência como gratificante e motivadora, fato observado por maior interatividade nas aulas, pois os alunos se mostraram mais receptivos, mais cooperativos ao longo do semestre letivo, após a finalização do projeto. Observou-se também um pequeno percentual relatando a dificuldade de acesso, e de entendimento na plataforma usada, mas ao final, com a ajuda da pesquisadora quase todos conseguiram realizar o experimento. Assim, o laboratório virtual se mostrou uma ferramenta promissora para uso em atividades complementares, que pode minimizar o abstratismo inerente à química. No entanto, é necessário entender em propostas futuras como trabalhar melhor tais conteúdos que exigem a abstração e o envolvimento de cálculos, pois o desempenho em questões que relacionavam a química com cálculos matemáticos ainda foi baixo. Finalizando, os laboratórios virtuais se mostram promissores, mas é importante mais estudos que nos apontem caminhos para torná-los parte da rotina das aulas de química, pois é fato que teve papel importante, sobretudo, na motivação e comprometimento dos discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,06 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos Virtuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTCIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAulas Práticas de Químicapt_BR
Título: dc.titleLABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO UMA POSSÌVEL FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO APRENDIZADO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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