Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Santa Cruz | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abreu Tavares, Gianandréa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | José de Guzzi Filho, Neurivaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T19:04:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T19:04:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_Gianandrea - A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO CONTRIBUIÇÃO... | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748240 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Química vem se concretizando, pois, os alunos possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, onde a química se torna um grande problema para eles. A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, buscar a cooperação mútua e participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas, para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado e que seja interessante e desafiador. Devemos ter bem claros os objetivos, metas a alcançar e regras gerais que deverão ser cumpridas na aplicação dos jogos. O aluno precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador. A utilização de atividades lúdicas na química é relacionada ao desenvolvimento cognitivo do aluno. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da química não possuem relação com a aplicação de jogos, mas promovem o senso crítico e investigador dos alunos. Dessa forma, nossa pergunta de pesquisa é: Como jogos e atividades lúdicas podem auxiliar no ensino da Química? Para responder a essa pergunta foi desenvolvido o seguinte objetivo geral: Apresentar possibilidades de jogos e atividades lúdicas que auxiliem o ensino da química. Esse objetivo geral, desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: a) Levantar material didático sobre jogos em livros didáticos, revistas, publicações em eventos e dissertações de teses; b) Criar, selecionar e abordar didaticamente conceitos específicos da Química; c) Cria um manual de jogos para o ensino de química. Ao perguntar para os alunos a opinião deles sobre o uso dos jogos para aprender sobre tabela periódica, ligações químicas e funções orgânicas, maioria disse que prefere aprender usando a ludicidade. Dos 40 alunos entrevistados 38 (95%) disseram que acha satisfatório o aprendizado usando jogos, 1 falou que acha mediano (2,5%) e 1 achou que não (1,5%). Por fim, os jogos no ensino de Química também podem ajudar a tornar a disciplina mais acessível e inclusiva. Eles podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de diferentes perfis de alunos, promovendo a participação de todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 988 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Logos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Lúdicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Título: dc.title | A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons