ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DAS MULHERES (1930-1945): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO HISTÓRICO - DIGITAL COM OS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAULINO, RONILSON OLIVEIRA.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-25T00:35:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-25T00:35:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherRONILSON_PAULINO-2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747371-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação delineia uma abordagem metodológica fundamentada no letramento histórico-digital para explorar o potencial pedagógico da revista Jornal das Moças, considerando as mídias digitais como instrumentos significativos para a vida dos/as alunos/as. A pesquisa baseou-se nos preceitos da Nova História Cultural, com destaque para os conceitos essenciais relacionados a fontes históricas, a fim de viabilizar a investigação histórica e a produção de narrativas digitais. Esse enfoque visa fomentar na colaboração de uma consciência histórica e crítica. Os/As participantes desta pesquisa, alunos/as da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ana Monteiro de Paiva”, foram incentivados/as a produzir um podcast sobre o periódico Jornal das Moças, produzido no contexto histórico entre 1930 e 1945, durante o governo de Getúlio Vargas. Ao longo das oficinas, os/as alunos/as compreenderam as vantagens inerentes aos recursos digitais quando integrados ao processo de ensino e aprendizagem em História, sem deixar também de reconhecer os perigos de narrativas históricas distorcidas que circulam na Internet. Além disso, foram discutidos aspectos da história das mulheres no período delimitado pelo estudo, estabelecendo conexões entre o passado e o presente. A produção do podcast tornou o conhecimento histórico mais abrangente, acessível, instigante e reflexivo para os/as educandos/as, e transformou a experiência numa atividade prática, e não apenas teórica, motivando a participação ativa dos/as alunos/as.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; letramento histórico-digital; podcast; revista Jornal das Moças.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DAS MULHERES (1930-1945): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO HISTÓRICO - DIGITAL COM OS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons