Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAULINO, RONILSON OLIVEIRA. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-25T00:35:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-25T00:35:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | RONILSON_PAULINO-2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747371 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação delineia uma abordagem metodológica fundamentada no letramento histórico-digital para explorar o potencial pedagógico da revista Jornal das Moças, considerando as mídias digitais como instrumentos significativos para a vida dos/as alunos/as. A pesquisa baseou-se nos preceitos da Nova História Cultural, com destaque para os conceitos essenciais relacionados a fontes históricas, a fim de viabilizar a investigação histórica e a produção de narrativas digitais. Esse enfoque visa fomentar na colaboração de uma consciência histórica e crítica. Os/As participantes desta pesquisa, alunos/as da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ana Monteiro de Paiva”, foram incentivados/as a produzir um podcast sobre o periódico Jornal das Moças, produzido no contexto histórico entre 1930 e 1945, durante o governo de Getúlio Vargas. Ao longo das oficinas, os/as alunos/as compreenderam as vantagens inerentes aos recursos digitais quando integrados ao processo de ensino e aprendizagem em História, sem deixar também de reconhecer os perigos de narrativas históricas distorcidas que circulam na Internet. Além disso, foram discutidos aspectos da história das mulheres no período delimitado pelo estudo, estabelecendo conexões entre o passado e o presente. A produção do podcast tornou o conhecimento histórico mais abrangente, acessível, instigante e reflexivo para os/as educandos/as, e transformou a experiência numa atividade prática, e não apenas teórica, motivando a participação ativa dos/as alunos/as. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; letramento histórico-digital; podcast; revista Jornal das Moças. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DAS MULHERES (1930-1945): UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO HISTÓRICO - DIGITAL COM OS ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RONILSON_OLIVEIRA_PAULINO-2022.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747371/2/RONILSON_OLIVEIRA_PAULINO-2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons