O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DE PARACAMBI/RJ: ABORDAGENS E REFLEXÕES PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, SUZANA RIBEIRO ALVES SUZANA RIBEIRO.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-22T18:48:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-22T18:48:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherSUZANA_ALVES-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747284-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que buscou analisar e refletir as potencialidades de se trabalhar com o ensino de História Local e Educação Patrimonial, nas séries Finais do Ensino Fundamental, na cidade de Paracambi/RJ. Pesquisas recentes no campo de Ensino de História evidenciam que a utilização dessas ferramentas têm sido um importante instrumento pedagógico para tornar o ensino-aprendizagem de História mais interessante e significativo para os estudantes, pois os assuntos abordados integram o universo social do estudante, o que possibilita que esses reconheçam que a História não está presente apenas nos livros didáticos, ou mesmo, protagonizada apenas por personalidades políticas, como o ensino tradicional da disciplina costuma retratar, mas que está inserida nas atividades cotidianas do homem comum. Em função da carência de materiais didáticos que abordem a dimensão local e patrimonial, na cidade de Paracambi/RJ, foram elaborados cinco encontros que compõem a sequência didática, que visa valorizar e reconhecer a experiência e a trajetória dos estudantes na cidade, as suas práticas cotidianas, os lugares de memória que são significativos e simbólicos para eles e para a coletividade que a integram. Em relação ao trabalho com Educação Patrimonial, consideramos necessário que o patrimônio histórico- cultural localizado no município, o Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil- Industrial, fosse analisado e refletido a partir das práticas e interações que os estudantes e os demais habitantes da cidade, estabelecem com ele. Consideramos que a aplicabilidade da sequência didática possa ampliar os discursos acerca da memória social sobre a cidade, já que a experiência dos discentes podem revelar narrativas plurais sobre o município, uma vez que essas histórias ganham materialidade e simbolismo nas aulas de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória Local; Educação Patrimonia;. Paracambi/RJ; Experiência Discente; Memória Social.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DE PARACAMBI/RJ: ABORDAGENS E REFLEXÕES PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
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