Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, SUZANA RIBEIRO ALVES SUZANA RIBEIRO. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T18:48:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T18:48:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | SUZANA_ALVES-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747284 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação é resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que buscou analisar e refletir as potencialidades de se trabalhar com o ensino de História Local e Educação Patrimonial, nas séries Finais do Ensino Fundamental, na cidade de Paracambi/RJ. Pesquisas recentes no campo de Ensino de História evidenciam que a utilização dessas ferramentas têm sido um importante instrumento pedagógico para tornar o ensino-aprendizagem de História mais interessante e significativo para os estudantes, pois os assuntos abordados integram o universo social do estudante, o que possibilita que esses reconheçam que a História não está presente apenas nos livros didáticos, ou mesmo, protagonizada apenas por personalidades políticas, como o ensino tradicional da disciplina costuma retratar, mas que está inserida nas atividades cotidianas do homem comum. Em função da carência de materiais didáticos que abordem a dimensão local e patrimonial, na cidade de Paracambi/RJ, foram elaborados cinco encontros que compõem a sequência didática, que visa valorizar e reconhecer a experiência e a trajetória dos estudantes na cidade, as suas práticas cotidianas, os lugares de memória que são significativos e simbólicos para eles e para a coletividade que a integram. Em relação ao trabalho com Educação Patrimonial, consideramos necessário que o patrimônio histórico- cultural localizado no município, o Conjunto Fabril da Companhia Têxtil Brasil- Industrial, fosse analisado e refletido a partir das práticas e interações que os estudantes e os demais habitantes da cidade, estabelecem com ele. Consideramos que a aplicabilidade da sequência didática possa ampliar os discursos acerca da memória social sobre a cidade, já que a experiência dos discentes podem revelar narrativas plurais sobre o município, uma vez que essas histórias ganham materialidade e simbolismo nas aulas de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História Local; Educação Patrimonia;. Paracambi/RJ; Experiência Discente; Memória Social. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA CIDADE DE PARACAMBI/RJ: ABORDAGENS E REFLEXÕES PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SUZANA_RIBEIRO_ALVES-2019.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747284/2/SUZANA_RIBEIRO_ALVES-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons