Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, MARCUS DA SILVA MARQUES MARCUS DA SILVA. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-22T16:07:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-22T16:07:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCUS_MARQUES-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747280 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação foi motivada pelas seguintes questões relacionadas aos desafios da educação básica diante da crise socioambiental que vivemos, particularmente do ensino de História. Como desenvolver em sala de aula um saber histórico escolar que rompa com a dicotomia entre a cultura humana e o restante do mundo natural? O meio ambiente pode ser considerado apenas o cenário por onde as sociedades humanas desenrolam suas trajetórias? Os recursos naturais, que são esgotáveis, podem ser ignorados pela cultura escolar, quando estudamos os usos que os humanos têm feito historicamente do meio biofísico? Como o professor de História pode mediar didaticamente a relação imbricada que existe entre nós e o resto da natureza? Visando um ensino de História Socioambiental ou “Ecologizado”, procuramos estudar as contribuições que a História Ambiental pode oferecer tanto para o currículo da área de História como para as práticas de educação ambiental escolar e paraescolar No tocante à questão curricular realizamos um estudo crítico do Referencial Curricular da Rede Pública de Ensino de Itaboraí, no Rio de Janeiro, onde o autor leciona no ensino fundamental. Como experiência de educação paraescolar desenvolvemos o Projeto Casa Verde Socioambiental, onde são oferecidas atividades voltadas tanto para estudantes da educação básica quanto para formação inicial e continuada de professores. Na confluência entre os campos da História Ambiental, do Ensino de História e da Educação Ambiental, a pesquisa procura contribuir para o amadurecimento teórico e metodológico de uma educação ambiental de inspiração freireana, crítica, emancipatória e transformadora, em respostas à grave crise socioambiental contemporânea. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Socioambiental; História Ambiental; Educação Paraescolar; Educação Ambiental Freireana. | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETO CASA VERDE SOCIOAMBIENTAL: POR UM ENSINO DE HISTÓRIA “ECOLOGIZADO”. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Marcus_Marques-2019.pdf | PROJETO CASA VERDE SOCIOAMBIENTAL: POR UM ENSINO DE HISTÓRIA “ECOLOGIZADO” | 6,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/747280/2/Marcus_Marques-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons