PROJETO CASA VERDE SOCIOAMBIENTAL: POR UM ENSINO DE HISTÓRIA “ECOLOGIZADO”.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, MARCUS DA SILVA MARQUES MARCUS DA SILVA.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-22T16:07:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-22T16:07:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherMARCUS_MARQUES-2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747280-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação foi motivada pelas seguintes questões relacionadas aos desafios da educação básica diante da crise socioambiental que vivemos, particularmente do ensino de História. Como desenvolver em sala de aula um saber histórico escolar que rompa com a dicotomia entre a cultura humana e o restante do mundo natural? O meio ambiente pode ser considerado apenas o cenário por onde as sociedades humanas desenrolam suas trajetórias? Os recursos naturais, que são esgotáveis, podem ser ignorados pela cultura escolar, quando estudamos os usos que os humanos têm feito historicamente do meio biofísico? Como o professor de História pode mediar didaticamente a relação imbricada que existe entre nós e o resto da natureza? Visando um ensino de História Socioambiental ou “Ecologizado”, procuramos estudar as contribuições que a História Ambiental pode oferecer tanto para o currículo da área de História como para as práticas de educação ambiental escolar e paraescolar No tocante à questão curricular realizamos um estudo crítico do Referencial Curricular da Rede Pública de Ensino de Itaboraí, no Rio de Janeiro, onde o autor leciona no ensino fundamental. Como experiência de educação paraescolar desenvolvemos o Projeto Casa Verde Socioambiental, onde são oferecidas atividades voltadas tanto para estudantes da educação básica quanto para formação inicial e continuada de professores. Na confluência entre os campos da História Ambiental, do Ensino de História e da Educação Ambiental, a pesquisa procura contribuir para o amadurecimento teórico e metodológico de uma educação ambiental de inspiração freireana, crítica, emancipatória e transformadora, em respostas à grave crise socioambiental contemporânea.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Socioambiental; História Ambiental; Educação Paraescolar; Educação Ambiental Freireana.pt_BR
Título: dc.titlePROJETO CASA VERDE SOCIOAMBIENTAL: POR UM ENSINO DE HISTÓRIA “ECOLOGIZADO”.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Marcus_Marques-2019.pdfPROJETO CASA VERDE SOCIOAMBIENTAL: POR UM ENSINO DE HISTÓRIA “ECOLOGIZADO”6.86 MBAdobe PDF/bitstream/capes/747280/2/Marcus_Marques-2019.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons